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Planejamento da Rota de Navegação Lateral

O planejamento da rota de navegação lateral inicia-se após a análise das condições meteorológicas, garantindo que são favoráveis ao prosseguimento do voo. O processo segue uma sequência lógica para garantir a eficiência e a segurança da operação:

  1. Escolha da Aerovia: Determinar a rota baseada nas aerovias disponíveis, que são corredores aéreos específicos definidos para organizar o tráfego.
  2. Cálculo da Distância: A distância total do voo é obtida somando as distâncias entre os waypoints ou fixos da rota. Para provas da ANAC, desconsideram-se cartas de saída (SID) e aproximação (IAC). Em operações reais, essas cartas podem adicionar de 10 a 20 milhas náuticas à distância total.
  3. Identificação de Waypoints: Marcar os pontos de navegação na rota. Exemplo: fixo SIAPA e VOR PAF.
  4. Determinação do Rumo Verdadeiro (RV): Obtido com base na rota traçada em relação ao norte verdadeiro.
  5. Declinação Magnética (Dmg): Informação encontrada nas cartas de navegação, usada para converter rumos verdadeiros em rumos magnéticos.
  6. Cálculos de Proas e Rumos: Incluem:
    • RM (Rumo Magnético): Ajuste do RV pela Dmg.
    • CD (Correção de Deriva): Consideração de ventos na rota.
    • PV (Proa Verdadeira): Orientação ajustada ao vento em relação ao norte verdadeiro.
    • PM (Proa Magnética): PV ajustada pela Dmg.
    • PB (Proa Bússola): Ajustada considerando desvios da bússola.
  7. Seleção de Saídas e Aproximações Prováveis: Baseadas no aeródromo de partida e chegada.

Durante o planejamento, é necessário completar um formulário que inclui cálculos de navegação lateral e vertical. Este último envolve análise de ventos em diferentes altitudes para determinar o impacto sobre a performance do voo.

Declinação Magnética e Ventos: A declinação magnética para a área específica, como no exemplo fornecido, é de 23°W. Todos os cálculos de vento utilizam o rumo verdadeiro como referência.

Esse processo detalhado assegura precisão e conformidade com as normas, sendo indispensável para a segurança e eficiência da navegação aérea.