Dispositivos de Proteção e Controle
A segurança elétrica nas aeronaves é fundamental para prevenir danos aos sistemas, aos componentes e, principalmente, para garantir a integridade de passageiros e tripulação. Para isso, diversos dispositivos são empregados para proteger e controlar os circuitos elétricos e assegurar o funcionamento adequado dos equipamentos.
Dispositivos de Proteção
- Fusíveis
- Funcionam como limitadores de corrente, fundindo-se quando o fluxo de corrente ultrapassa um limite pré-determinado.
- Construídos, geralmente, com ligas de estanho e bismuto, estão disponíveis em suportes do tipo “plug-in” para pequenas correntes ou “clip” para maiores capacidades.
- São críticos para evitar danos e incêndios, exigindo a substituição por modelos com especificações corretas após o acionamento.
- Quebra-Circuitos (Circuit Breakers)
- Atuam interrompendo o fluxo de corrente quando há sobrecarga ou curto-circuito.
- Diferem dos fusíveis por serem rearmáveis manualmente, permitindo nova operação se o problema for resolvido.
- Podem ser do tipo magnético, ativados por força eletromagnética gerada pela sobrecarga, ou térmico, que utiliza lâminas bimetálicas para interromper o circuito.
- Protetores Térmicos
- Protegem motores contra superaquecimento, interrompendo automaticamente o circuito quando a temperatura excede limites seguros.
- Utilizam discos bimetálicos que se curvam devido à dilatação diferencial dos metais, retornando à posição original após o resfriamento.
Dispositivos de Controle
- Chaves ou Interruptores
- Usadas para ligar, desligar ou redirecionar o fluxo de corrente em circuitos.
- Podem ser de diferentes tipos, como chaves “toggle”, “push-button”, ou giratórias, dependendo da aplicação.
- Microinterruptores (Microswitches)
- Ativados com pequenos deslocamentos mecânicos, são comuns em mecanismos automáticos, como trens de pouso e motores-atuadores.
- Relés
- Permitem o controle remoto de circuitos de alta amperagem, minimizando o uso de cabos longos para correntes elevadas.
- Operam por meio de campos eletromagnéticos gerados em bobinas, que movem núcleos de ferro ou armaduras para abrir ou fechar os contatos principais.
- Existem modelos para operação contínua ou intermitente, dependendo da aplicação, como em sistemas de partida ou baterias.
Prevenção de Curto-Circuitos
O curto-circuito, um dos problemas mais graves, ocorre quando o condutor energizado entra em contato direto com a massa ou retorno, eliminando a resistência do circuito. Isso resulta em um fluxo de corrente excessivo, gerando calor e potencialmente causando incêndios.
Para mitigar esses riscos:
- Os cabos são especificados para suportar correntes esperadas sob condições normais.
- Dispositivos como fusíveis e circuit breakers são estrategicamente instalados para interromper o circuito em caso de anomalias.
Considerações Finais
A correta seleção, instalação e manutenção dos dispositivos de proteção e controle garantem que a energia elétrica nas aeronaves permaneça segura e confiável. A engenharia de segurança elétrica é um pilar essencial na construção e operação das aeronaves, protegendo tanto os sistemas quanto as vidas a bordo.