fbpx

O distribuidor é um componente vital do sistema de ignição, responsável por enviar a alta tensão gerada no magneto para os cilindros, seguindo a sequência correta de ignição. Este processo garante a explosão sincronizada nos motores, essencial para o desempenho eficiente.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Estrutura e Funcionamento

  1. Cursor Rotativo:
    • O distribuidor possui um cursor rotativo que gira no interior de um bloco estacionário.
    • Nos motores de 4 tempos, o cursor gira a metade da velocidade do eixo de manivelas, garantindo a sincronização adequada.
  2. Engrenagens de Acionamento:
    • O eixo do distribuidor é acionado por engrenagens conectadas ao eixo de manivelas, as quais transmitem movimento de forma precisa para manter a ordem de ignição.
  3. Distribuição de Alta Tensão:
  4. Material e Isolamento:
    • Tanto o rotor quanto o bloco do distribuidor são feitos de materiais isolantes, prevenindo curtos-circuitos ou perdas de corrente.
    • Para minimizar o impacto da umidade, esses componentes são projetados para evitar a formação de arcos elétricos (flashovers), que podem desregular o sistema.

Ajuste e Manutenção

  • Sincronização: Durante a manutenção, o alinhamento do rotor com os eletrodos do distribuidor é ajustado para garantir a correta ignição do cilindro número 1.
  • Checagem de Engrenagens: A conexão entre as engrenagens do eixo de manivelas e do distribuidor deve ser verificada para eliminar folgas que possam comprometer a operação.