O distribuidor é um componente vital do sistema de ignição, responsável por enviar a alta tensão gerada no magneto para os cilindros, seguindo a sequência correta de ignição. Este processo garante a explosão sincronizada nos motores, essencial para o desempenho eficiente.
Estrutura e Funcionamento
- Cursor Rotativo:
- O distribuidor possui um cursor rotativo que gira no interior de um bloco estacionário.
- Nos motores de 4 tempos, o cursor gira a metade da velocidade do eixo de manivelas, garantindo a sincronização adequada.
- Engrenagens de Acionamento:
- O eixo do distribuidor é acionado por engrenagens conectadas ao eixo de manivelas, as quais transmitem movimento de forma precisa para manter a ordem de ignição.
- Distribuição de Alta Tensão:
- A tensão induzida na bobina secundária passa pelo rotor do distribuidor. À medida que o rotor se alinha com cada eletrodo no bloco distribuidor, a alta tensão é transferida para as velas de ignição correspondentes.
- Material e Isolamento:
Ajuste e Manutenção
- Sincronização: Durante a manutenção, o alinhamento do rotor com os eletrodos do distribuidor é ajustado para garantir a correta ignição do cilindro número 1.
- Checagem de Engrenagens: A conexão entre as engrenagens do eixo de manivelas e do distribuidor deve ser verificada para eliminar folgas que possam comprometer a operação.