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Interceptação de QDM/QDR com ADF

O ADF (Automatic Direction Finder) é utilizado para navegação em relação a um NDB (Non-Directional Beacon). Para interceptar proas, é necessário compreender a relação entre o rumo da aeronave, a posição relativa do NDB e os ângulos de interceptação.

Exemplo 1: Interceptar QDR 120 a partir do QDR 090

  • Se a aeronave está no QDR 090 e deseja interceptar o QDR 120, percebe-se que o QDR 120 está à direita. Portanto, a aeronave deve adotar uma proa maior que 120°, como 150°, para posicionar-se em direção à nova linha de posição e facilitar a interceptação.

Exemplo 2: Interceptar QDM 360 a partir do QDM 330

  • Se a aeronave está no QDM 330 e deseja alcançar o QDM 360, o novo QDM está à esquerda. Assim, deve-se adotar uma proa menor, como 300°, para virar na direção correta e alinhar-se ao QDM 360.

Escolha do Ângulo de Interceptação

  • Em geral, utilizam-se ângulos de interceptação próximos a 30°, por serem rápidos e eficientes. No exemplo de mudar de QDM 030 para QDM 360, a interceptação pode ser feita com diferentes proas:
    • Proa 045°: Interceptação lenta, mas cobre menos distância até o NDB.
    • Proa 060°: Considerada ideal por balancear tempo de interceptação e distância percorrida.
    • Proa 090° ou maior: Reduz o tempo para alcançar o QDM 360, mas aumenta a distância do NDB.

Distância e Proximidade ao NDB

  • Quanto mais perto do NDB, menor deve ser o ângulo de interceptação, pois a resposta do instrumento é mais sensível, facilitando ajustes precisos e rápidos.

O uso eficiente do ADF para interceptar QDM e QDR depende da análise cuidadosa da posição atual da aeronave e do alinhamento desejado, considerando sempre os princípios de navegação por rádio e as características do equipamento【8:9†source】【9:8†source】.