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O estator em um compressor de motor a jato é formado por uma série de pás ou lâminas estacionárias. Esse componente é essencial para a eficiência do motor, pois converte a energia do fluxo de ar em um formato que pode ser utilizado de maneira mais eficiente pelo rotor, o elemento giratório.

As pás do estator são organizadas para desacelerar e direcionar o ar comprimido pelo rotor, aumentando assim sua pressão antes que ele avance para as etapas seguintes do motor, como a câmara de combustão. O estator e o rotor trabalham em conjunto em um arranjo de múltiplas etapas, conhecido como compressor axial, comum em motores como o Rolls-Royce “Conway”.

No compressor axial, as pás do estator estão posicionadas logo após as pás do rotor. Enquanto o rotor acelera o ar, as pás do estator, marcadas no exemplo do “Conway” com o símbolo indicado, reduzem a velocidade do fluxo de ar, mantendo o aumento da pressão. Esse ciclo se repete em várias etapas, otimizando o desempenho e garantindo uma combustão eficiente no motor.

O design do estator, incluindo a inclinação e o número de lâminas, é crítico para evitar turbulências e perdas aerodinâmicas, maximizando a eficiência energética do sistema.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa