Falha no sistema de rádio da aeronave

Falha de Comunicação em Aeronaves

Quando ocorre falha no sistema de rádio da aeronave, impedindo a comunicação com os órgãos de Controle de Tráfego Aéreo (ATC), procedimentos específicos devem ser seguidos para garantir a segurança do voo. Além disso, o piloto deve tentar restabelecer contato com o ATC por todos os meios possíveis e prestar atenção às instruções emitidas por sinais visuais no aeródromo.

Se a aeronave estiver operando em condições de voo por instrumentos (IMC) ou sob regras IFR (Instrument Flight Rules), e não for viável a transição para voo visual (VFR), o piloto deve:

  1. Manter o perfil de voo atual:
    • Voar no nível, rota e velocidade do plano de voo vigente até o limite da autorização. Caso o destino não seja o aeródromo especificado, continuar conforme o plano apresentado.
  2. Navegar até o auxílio designado:
    • Seguir até o auxílio à navegação ou fixo mais relevante no aeródromo de destino. Aguardar nesse ponto, se necessário, para cumprir os próximos passos.
  3. Retornar à rota original em vetoração:
    • Se instruído a um desvio lateral sem limite claro, retornar ao plano vigente antes do próximo ponto significativo, observando altitudes mínimas apropriadas.
  4. Iniciar descida:
    • Basear-se na última hora estimada de aproximação cotejada com o ATC, ou, na ausência desta, na hora prevista de chegada no plano vigente. Garantir que isso seja compatível com o limite da autorização.
  5. Completar a aproximação e pouso:
    • Realizar o procedimento de aproximação por instrumentos e pousar, idealmente dentro de 30 minutos da hora prevista ou da última hora de aproximação cotejada.

Caso a falha seja apenas na recepção, o piloto deverá transmitir “às cegas” suas intenções, permitindo ao ATC tempo para ajustar as operações em resposta. Isso envolve detalhar as manobras pretendidas para auxiliar na coordenação do tráfego ao redor.

Esses passos são essenciais para manter a segurança da operação, minimizar riscos ao tráfego aéreo e permitir o alinhamento com os órgãos responsáveis pela navegação aérea.