BARRA ESTABILIZADORA

A flybar (barra estabilizadora) é um mecanismo que ajuda a estabilizar as pás do helicóptero, enquanto Bell é um fabricante de helicópteros que projetou muitos modelos famosos.

A barra estabilizadora (flybar) é um sistema de estabilização utilizado em alguns helicópteros, conhecido como “Método BELL” por ter sido desenvolvido e popularizado por esta fabricante. Este sistema tem como função principal atenuar o Efeito Pendular, criando um novo plano de rotação que tende a manter-se sempre na horizontal.

A flybar é um sistema de estabilização usado em alguns rotores de helicópteros para ajudar a manter o equilíbrio e o controle. Consiste em uma barra com pequenas pás ou pesos conectada ao sistema do rotor principal. Ao reagir às forças aerodinâmicas, a flybar ajuda a amortecer oscilações e tornar os comandos de voo mais suaves, melhorando a estabilidade, especialmente em helicópteros mais antigos ou menores.

“A barra estabilizadora fica defasada em 90º com as pás, girando com a mesma velocidade delas.” Ela está instalada no mastro do rotor principal, logo abaixo deste, e funciona como um sistema de estabilização mecânica que ajuda o piloto no controle da aeronave.

 A barra estabilizadora tem como função atenuar o Efeito Pendular, criando um novo plano de rotação que tende a manter-se sempre na horizontal. A barra estabilizadora permanece paralela ao plano de rotação do rotor principal, estabelecendo uma referência estável para o sistema.

É importante notar que nem todos os helicópteros utilizam este sistema. Modelos mais modernos podem empregar outros métodos de estabilização, incluindo sistemas fly-by-wire e controles eletrônicos que substituem a necessidade da barra estabilizadora física.

A Bell Helicopter, agora parte da Bell Textron, é uma renomada fabricante de helicópteros, conhecida por projetar aeronaves icônicas como o Bell UH-1 “Huey”, o Bell 206 JetRanger e o Bell AH-1 Cobra. A Bell também foi pioneira na tecnologia de tiltrotor, desenvolvendo aeronaves como o Bell-Boeing V-22 Osprey.

Detalhes que precisa saber:

O mastro e o rotor são componentes fundamentais do sistema de sustentação do helicóptero:

O mastro é um eixo vertical que é colocado em rotação através da força gerada pelo motor. Ele transmite a potência do motor para o rotor principal. O mastro está conectado à transmissão principal e serve como suporte estrutural para o conjunto do rotor.

O rotor é o componente mais importante do helicóptero, responsável por garantir a sustentação, a translação e o controle da aeronave. Um sistema de rotor completo compreende:

O cubo (ou cabeça do rotor) – que assegura a cada pá três modalidades de liberdade (passo, batimento e arrasto), conectando as pás ao mastro.


As pás – geralmente duas ou mais, que são as “asas rotativas” do helicóptero. Elas possuem perfil aerodinâmico e são responsáveis pela geração da sustentação.


Componentes de controle – como a unidade misturadora (swash-plate), hastes de comando e chifres de mudança de passo.


O sistema do rotor principal tem como finalidade transformar a potência do motor em sustentação e tração, sendo responsável pela estabilidade e direção do helicóptero. Toda a sustentação do helicóptero é obtida por ele, e as respostas de todos os comandos dependem da RPM do rotor principal.