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Frenagem de Bujões de Óleo, Torneiras de Dreno e Válvulas

O procedimento de frenagem com arame é essencial para garantir que componentes críticos, como bujões de óleo, torneiras de dreno e válvulas, permaneçam fixos durante a operação da aeronave. Este método utiliza um arame de freno para prevenir o afrouxamento causado por vibrações e outras forças.

No caso dos bujões de óleo, o arame de freno é fixado na cabeça de um parafuso próximo, assegurando que o bujão se mantenha no lugar. Esse sistema pode ser aplicado a qualquer unidade que necessite frenagem individual, como torneiras de dreno ou válvulas em sistemas hidráulicos e de óleo.

Normalmente, os pontos de frenagem são estrategicamente posicionados perto das partes a serem fixadas. Caso essa localização não esteja disponível, a frenagem deve ser realizada em alguma parte adjacente do conjunto. Este procedimento é padrão na manutenção de aeronaves para evitar falhas devido ao afrouxamento de componentes durante o voo.

Para garantir a eficácia da frenagem, o arame deve ser tensionado adequadamente e enrolado no padrão especificado, conforme as normas técnicas e práticas recomendadas para o modelo da aeronave. Este método proporciona uma solução confiável e eficiente para a segurança operacional.