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Os fusíveis e os circuit breakers são dispositivos de proteção elétrica essenciais em circuitos aeronáuticos, projetados para evitar danos a componentes e sistemas devido a sobrecargas de corrente.

Os fusíveis consistem em tiras metálicas de ligas como estanho e bismuto, que se fundem quando a corrente excede o limite predeterminado, interrompendo o circuito. Existem fusíveis convencionais e limitadores de corrente, usados principalmente para seccionar circuitos em aeronaves. Diferentemente dos fusíveis convencionais, os limitadores suportam sobrecargas por períodos mais longos antes de se desconectarem. A escolha correta da capacidade do fusível é fundamental e deve seguir as especificações do fabricante. Os fusíveis são instalados em suportes “plug-in” para baixa capacidade e “clip” para aplicações de maior capacidade.

Os circuit breakers, por sua vez, interrompem o fluxo de corrente quando a amperagem excede valores seguros. Ao contrário dos fusíveis, eles podem ser religados manualmente. Existem tipos magnéticos, que usam força eletromagnética para abrir o circuito, e térmicos, que operam com lâminas bimetálicas que se deformam devido ao calor gerado pela sobrecarga. Isso garante uma proteção confiável e permite o rearmamento em caso de interrupção temporária.

Ambos os dispositivos são críticos na manutenção da segurança e da funcionalidade dos sistemas elétricos de aeronaves, exigindo conhecimento técnico para seleção, instalação e manutenção adequadas.