Inspeção da Bateria de Níquel-Cádmio
A programação de manutenção da aeronave deve incluir inspeções regulares da bateria. Para baterias novas, recomenda-se uma inspeção inicial após 50 horas de voo para garantir o funcionamento adequado e a compatibilidade com o sistema da aeronave. Após alguns meses de uso, o intervalo entre inspeções pode ser ajustado. Antes de remover a bateria da aeronave, siga estes passos para inspeção e reparo:
- Recipiente da bateria: Verifique se há rachaduras, deformações ou outros danos visíveis.
- Sistema de ventilação: Inspecione o fluxo de ar e certifique-se de que está adequado (se aplicável).
- Células da bateria: Limpe as células, se necessário. Remova qualquer depósito de carbonato de potássio (aparece como pó branco) usando uma escova não metálica ou pano úmido. Depósitos excessivos podem indicar sobrecarga ou vazamento, exigindo a remoção e limpeza das células individualmente.
- Conectores das células: Examine-os em busca de corrosão, rachaduras ou sinais de superaquecimento. Caso detecte problemas, descarregue e desmonte a bateria para reparo.
- Tampas das células: Verifique as condições do anel-O e da ventilação. Lave tampas sujas com água morna e limpa.
- Nível de eletrólito: Confira se o nível está adequado. Se estiver baixo, adicione apenas água destilada limpa após a bateria permanecer inativa por no mínimo 2 horas após a carga. Nunca adicione água a uma bateria descarregada ou com status de carga desconhecido. Lembre-se de que o nível do eletrólito aumenta durante a carga; adicionar água antes pode causar transbordamento.
Seguir essas etapas contribui para o funcionamento seguro e eficiente da bateria, além de prevenir falhas.