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Ignição de Superfície

A ignição de superfície ocorre na câmara de combustão de motores, resultante do superaquecimento de componentes que causam a inflamação da mistura de ar e combustível sem a intervenção da vela de ignição. Este fenômeno é mais perigoso quando ocorre antes da ignição normal, sendo denominado “pré-ignição”.

Causas da Pré-ignição

  • Pontos Quentes: Superfícies excessivamente aquecidas, como eletrodos de velas ou válvulas de escape.
  • Depósitos de Carbono: Resíduos acumulados que mantêm altas temperaturas após a combustão.
  • Combustível com Alto Hidrocarbono Aromático: Tendem a ser mais suscetíveis à pré-ignição.

Efeitos da Pré-ignição

  • Perda de Potência: A ignição prematura reduz a eficiência do ciclo de combustão.
  • Funcionamento Áspero: Causa instabilidade no motor.
  • Danos ao Motor: Pode resultar em superaquecimento e danos estruturais severos, como queimaduras nas válvulas ou furos nos pistões.

Mesmo com o sistema de ignição desligado, a pré-ignição pode manter o motor operando devido à continuação do calor excessivo na câmara de combustão. Este comportamento destaca a gravidade e o potencial destrutivo deste fenômeno nos motores aeronáuticos.

Prevenção

  • Manutenção Adequada: Limpeza regular para evitar o acúmulo de depósitos de carbono.
  • Uso de Combustíveis Apropriados: Optar por combustíveis de baixo teor de hidrocarbonos aromáticos.
  • Refrigeração Eficiente: Garantir o funcionamento adequado dos sistemas de arrefecimento do motor.

A pré-ignição exige atenção rigorosa durante a operação e manutenção do motor para prevenir falhas críticas.