Ignição de Superfície
A ignição de superfície ocorre na câmara de combustão de motores, resultante do superaquecimento de componentes que causam a inflamação da mistura de ar e combustível sem a intervenção da vela de ignição. Este fenômeno é mais perigoso quando ocorre antes da ignição normal, sendo denominado “pré-ignição”.
Causas da Pré-ignição
- Pontos Quentes: Superfícies excessivamente aquecidas, como eletrodos de velas ou válvulas de escape.
- Depósitos de Carbono: Resíduos acumulados que mantêm altas temperaturas após a combustão.
- Combustível com Alto Hidrocarbono Aromático: Tendem a ser mais suscetíveis à pré-ignição.
Efeitos da Pré-ignição
- Perda de Potência: A ignição prematura reduz a eficiência do ciclo de combustão.
- Funcionamento Áspero: Causa instabilidade no motor.
- Danos ao Motor: Pode resultar em superaquecimento e danos estruturais severos, como queimaduras nas válvulas ou furos nos pistões.
Mesmo com o sistema de ignição desligado, a pré-ignição pode manter o motor operando devido à continuação do calor excessivo na câmara de combustão. Este comportamento destaca a gravidade e o potencial destrutivo deste fenômeno nos motores aeronáuticos.
Prevenção
- Manutenção Adequada: Limpeza regular para evitar o acúmulo de depósitos de carbono.
- Uso de Combustíveis Apropriados: Optar por combustíveis de baixo teor de hidrocarbonos aromáticos.
- Refrigeração Eficiente: Garantir o funcionamento adequado dos sistemas de arrefecimento do motor.
A pré-ignição exige atenção rigorosa durante a operação e manutenção do motor para prevenir falhas críticas.