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Indicação do Ângulo de Ataque

O sistema de indicação do ângulo de ataque é responsável por medir a inclinação do avião em relação ao fluxo de ar, auxiliando na prevenção de estol e na manutenção de um voo seguro. Este sistema é composto por um detector instalado na lateral da fuselagem, que contém uma antena sensitiva equipada com duas fendas paralelas. À medida que o fluxo de ar incide sobre essas fendas, ele gera uma pressão diferencial, resultando em um movimento nos remos internos do detector. Esse movimento ajusta a posição da antena até que a pressão diferencial seja anulada, garantindo que a antena esteja alinhada com a corrente de ar.

Os sinais elétricos gerados pelo potenciômetro acoplado ao detector são enviados ao indicador no painel de instrumentos. Quando ocorre uma alteração no ângulo de ataque, a variação da voltagem entre o potenciômetro transmissor e o receptor gera um comando que ativa um servomotor. Este, por sua vez, ajusta a posição do ponteiro no indicador, mostrando ao piloto uma leitura precisa e contínua do ângulo de ataque.

O sistema também possui chaves elétricas que operam em diferentes ângulos predefinidos, alertando o piloto quando o avião se aproxima de um ângulo de ataque crítico, próximo ao estol. Além disso, ele pode interagir com outros sistemas da aeronave, como o atuador dos pedais do leme, oferecendo um feedback físico ao piloto para evitar situações perigosas.

Essa tecnologia é vital para garantir a estabilidade durante manobras e em condições adversas de voo, proporcionando ao piloto informações visuais precisas e um controle mais eficiente da aeronave.