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Indicador de atitude

Nos indicadores de atitude movidos a ar, o giroscópio é mantido em alta rotação, cerca de 12.000 rpm, por meio de fluxo de ar, que pode ser fornecido por uma bomba de vácuo. A função do giroscópio é manter a barra-horizonte estável em relação ao horizonte real, oferecendo ao piloto uma referência visual confiável da atitude da aeronave. A barra-horizonte, que parece se mover, na verdade permanece fixa, enquanto o avião miniatura se desloca em torno dela.

O sistema interno do instrumento é composto por um pino-guia conectado ao alojamento do giroscópio, que atravessa uma abertura no suporte da barra-horizonte. Como não contém ímãs nem depende de circuitos elétricos, este tipo de indicador é imune a falhas elétricas e interferências magnéticas. Dessa forma, apresenta maior confiabilidade durante o voo.

Além disso, as marcas de inclinação no topo do mostrador indicam os ângulos laterais de inclinação. Essas indicações funcionam de maneira invertida: quando o avião inclina para a esquerda, o mostrador move-se para a direita e vice-versa. Este instrumento permite ao piloto manter a atitude correta da aeronave em relação ao solo, especialmente em condições de baixa visibilidade.