O sistema de detecção e indicação de atitude é fundamental na orientação de uma aeronave durante o voo, garantindo a correta percepção da posição angular em relação ao horizonte. Esse sistema é composto por elementos críticos como o rotor, anéis (gimbals) interno e externo, e a barra de horizonte, que trabalha em conjunto com a avioneta para fornecer informações precisas ao piloto sobre a arfagem (movimento de subir e descer) e rolagem (inclinação lateral da aeronave).
O rotor, impulsionado por um motor alimentado com corrente trifásica de 115V e 400Hz, gira a cerca de 22.000 rpm, garantindo a estabilidade do conjunto giroscópico. O anel interno, geralmente formado pela própria caixa do rotor, permanece fixo independentemente dos movimentos da aeronave, assegurando que a barra de horizonte permaneça estática durante a rolagem. Já o anel externo, conectado ao anel interno por meio de pivôs e rolamentos, acompanha a caixa do instrumento durante as mudanças de atitude.
Ao executar uma subida, o anel externo se desloca devido ao movimento da aeronave, gerando uma diferença angular, que é exibida ao piloto na forma de um ângulo de arfagem. Para proteger o sistema de danos causados por movimentos excessivos, a amplitude de arfagem é limitada a aproximadamente 85 graus, evitando o “trancamento” do anel interno.
O indicador de atitude também apresenta funções adicionais, como a bandeira “off”, que sinaliza a falta de energia, o indicador de derrapagem, para monitorar a coordenação das curvas, e escalas de arfagem e rolagem que informam a atitude angular da aeronave em relação ao horizonte. Além disso, há um botão de ereção e ajuste, que permite corrigir a posição do avião-miniatura e acelerar a ereção do giroscópio em caso de desalinhamento.