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Indicador de Velocidade Verdadeira

Este instrumento foi desenvolvido para fornecer ao piloto a velocidade verdadeira da aeronave sem a necessidade de cálculos manuais com base na velocidade indicada, altitude e temperatura externa. Ele evita distrações durante o voo ao fornecer diretamente a velocidade corrigida.

Componentes e funcionamento

O estojo do indicador de velocidade verdadeira contém:

  • Um velocímetro que move o ponteiro.
  • Um mecanismo altimétrico que ajusta a escala do mostrador de acordo com a altitude.
  • Uma mola bimetálica sensível à temperatura externa, que corrige o valor em função da temperatura do ar.

Quando o avião ganha altitude, o mostrador ajusta a escala para que o ponteiro indique uma velocidade mais alta. Em condições onde a temperatura do ar é superior ao padrão para a altitude correspondente, o sensor de temperatura favorece a indicação de uma velocidade verdadeira superior.

Funções adicionais

Além de indicar a velocidade verdadeira, o instrumento:

  • Apresenta a velocidade máxima permitida (VNE/MNE).
  • Possui uma referência visual ajustável de velocidade, configurada pelo piloto.
  • Emite alertas sonoros e visuais:
    • Alarme de sobrevelocidade quando o ponteiro ultrapassa o limite de VNE.
    • Alerta visual “U/C” (Under Carriage) caso a aeronave esteja abaixo de 100 KIAS sem o trem de pouso travado na posição correta.

Tolerância do instrumento

A velocidade indicada pelo instrumento está sujeita a tolerâncias específicas:

  • ± 2 nós entre 60 e 140 nós.
  • ± 3 nós entre 180 e 300 nós.

VNE em função da altitude

A VNE varia com a altitude, inicialmente aumentando até cerca de 14.000 pés e, em seguida, diminuindo rapidamente. O gráfico de VNE x altitude mostra que o valor máximo ocorre em torno de 13.000 a 14.000 pés e reduz-se drasticamente acima dessa faixa. Este comportamento deve ser cuidadosamente monitorado para evitar situações de risco em altitudes mais elevadas.

Siglas importantes

Esse indicador moderno reduz a carga de trabalho do piloto, aumentando a segurança operacional ao fornecer informações precisas e em tempo real durante o voo.