INDICADORES DE QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL
Indicadores de Quantidade de Combustível
Os indicadores de quantidade de combustível utilizados em aeronaves podem ser classificados em dois tipos principais: sistemas elétricos e eletrônicos. Ambos desempenham um papel crítico na segurança e eficiência das operações de voo, fornecendo dados precisos sobre o combustível disponível.
Sistemas Elétricos
Os sistemas indicadores elétricos geralmente empregam um resistor variável como elemento de medição. O resistor, presente na unidade de tanque ou sensor, pode ser um reostato ou potenciômetro, dependendo do tipo de indicação utilizada. Um braço flutuador dentro do tanque move-se com o nível do combustível, alterando a resistência do sensor. Essa variação é transmitida para um circuito em ponte no indicador, que determina a quantidade de combustível.
Para maior precisão, esses sistemas frequentemente incluem potenciômetros compensadores, ajustados para calibrar as medições com o tanque cheio ou vazio durante inspeções regulares, como as de 100 horas【11†source】.
Sistemas Eletrônicos (Capacitor)
Indicadores de combustível eletrônicos utilizam sensores baseados em capacitores variáveis. A capacitância do sensor varia conforme o nível de combustível, devido à diferença na constante dielétrica entre o combustível e o ar. Essa mudança pode ser processada diretamente por um indicador ou por circuitos digitais. Sistemas eletrônicos modernos apresentam leituras em peso (massa) do combustível, que são menos afetadas pela densidade ou temperatura do fluido【11†source】.
Vantagens e Aplicações
- Precisão: Os sensores capacitivos são altamente precisos, ideais para aeronaves modernas, especialmente as de grande porte, que requerem múltiplos sensores distribuídos no tanque.
- Integração: Em sistemas avançados, os processadores de combustível consolidam dados de múltiplos sensores, apresentando informações em displays digitais ou de cristal líquido (LCD).
- Flexibilidade: Podem medir o combustível em termos de peso, volume ou ambos, dependendo das necessidades operacionais da aeronave.
Manutenção e Testes
Os sistemas de medição de combustível passam por testes frequentes para garantir seu funcionamento adequado. Isso inclui:
- Calibração e compensação: Ajustes finos nos potenciômetros para alinhar o indicador às condições reais do tanque.
- Verificação de resistência: Testes de continuidade no circuito do sensor para identificar possíveis falhas ou desgastes【11†source】.
Esses indicadores são componentes essenciais para garantir que as operações da aeronave sejam conduzidas com segurança e eficiência.