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Manutenção de baterias

As baterias de chumbo-ácido, amplamente utilizadas em aeronaves, requerem inspeções regulares para garantir seu desempenho e segurança. Inspeções típicas seguem intervalos de 50 horas de voo ou mensalmente, dependendo de qual ocorre primeiro. O procedimento baseia-se nas instruções do fabricante e contempla os seguintes aspectos:

  • Estrutura de suporte: Verificar o conjunto de montagem para detectar rachaduras ou fraquezas.
  • Estado da carenagem e terminais: Inspecionar vazamentos e corrosão. A superfície superior da bateria deve estar limpa e seca para evitar autodescarga causada pela condutividade do eletrólito misturado com sujeira. Use solução de soda para limpeza, evitando contato com o interior das células.
  • Nível de eletrólito: Deve estar ligeiramente acima das placas internas. Adicione somente água destilada, nunca eletrólito.
  • Testes de desempenho: Realize testes de carga ou de densímetro para verificar a condição da bateria. Esses testes devem ser feitos após a estabilização, especialmente após a adição de água.
  • Conexões elétricas: Confirme se os terminais estão firmes e limpos. Contatos sujos ou corroídos devem ser limpos e lubrificados adequadamente.
  • Sistema de ventilação: Inspecione tubos de ventilação quanto a bloqueios ou danos. Áreas próximas à saída do tubo devem ser limpas e tratadas contra corrosão.