Inspeção e Manutenção do Alojamento do Trem de Pouso

Inspeção e Manutenção do Alojamento do Trem de Pouso

O alojamento do trem de pouso e das rodas é uma das áreas mais expostas a danos devido a fatores ambientais e operacionais, como lama, água, sal e cascalho. A complexidade dessa área, com reentrâncias, saliências e componentes variados, dificulta a aplicação e a manutenção de camadas protetoras como tintas. Além disso, o uso de produtos preservativos muitas vezes disfarça a corrosão ao invés de preveni-la.

Os produtos preservativos não podem ser aplicados nas rodas do trem de pouso principal, pois o calor gerado pelos freios compromete sua eficácia. Assim, inspeções regulares e detalhadas devem ser realizadas, com foco nos seguintes aspectos críticos:

  1. Rodas de Magnésio:
    • Especialmente vulneráveis ao redor das cabeças dos parafusos e pontos de fixação no trem de pouso.
    • Verificar a presença de água residual, que pode acelerar os processos corrosivos.
  2. Tubos Rígidos Expostos:
    • Inspecionar ferragens, reforçadores com dobras (“lips”) e áreas sob prendedores e etiquetas de identificação.
    • Essas regiões são suscetíveis ao acúmulo de sujeira e corrosão oculta.
  3. Componentes Elétricos:
    • Examinar microinterruptores (“microswitches”), transdutores de posição e outros dispositivos eletrônicos quanto a danos ou falhas.
  4. Juntas e Reforçadores:
    • Focar nas áreas entre reforçadores, cavernas e superfícies inferiores, locais típicos de acúmulo de água e resíduos.

A manutenção proativa inclui a limpeza regular, aplicação de materiais anticorrosivos apropriados e inspeções preventivas para detectar sinais iniciais de deterioração, garantindo a segurança operacional do trem de pouso e a longevidade dos componentes estruturais e funcionais da aeronave.