Inspeção e Manutenção do Alojamento do Trem de Pouso
Inspeção e Manutenção do Alojamento do Trem de Pouso
O alojamento do trem de pouso e das rodas é uma das áreas mais expostas a danos devido a fatores ambientais e operacionais, como lama, água, sal e cascalho. A complexidade dessa área, com reentrâncias, saliências e componentes variados, dificulta a aplicação e a manutenção de camadas protetoras como tintas. Além disso, o uso de produtos preservativos muitas vezes disfarça a corrosão ao invés de preveni-la.
Os produtos preservativos não podem ser aplicados nas rodas do trem de pouso principal, pois o calor gerado pelos freios compromete sua eficácia. Assim, inspeções regulares e detalhadas devem ser realizadas, com foco nos seguintes aspectos críticos:
- Rodas de Magnésio:
- Especialmente vulneráveis ao redor das cabeças dos parafusos e pontos de fixação no trem de pouso.
- Verificar a presença de água residual, que pode acelerar os processos corrosivos.
- Tubos Rígidos Expostos:
- Inspecionar ferragens, reforçadores com dobras (“lips”) e áreas sob prendedores e etiquetas de identificação.
- Essas regiões são suscetíveis ao acúmulo de sujeira e corrosão oculta.
- Componentes Elétricos:
- Examinar microinterruptores (“microswitches”), transdutores de posição e outros dispositivos eletrônicos quanto a danos ou falhas.
- Juntas e Reforçadores:
- Focar nas áreas entre reforçadores, cavernas e superfícies inferiores, locais típicos de acúmulo de água e resíduos.
A manutenção proativa inclui a limpeza regular, aplicação de materiais anticorrosivos apropriados e inspeções preventivas para detectar sinais iniciais de deterioração, garantindo a segurança operacional do trem de pouso e a longevidade dos componentes estruturais e funcionais da aeronave.