Instrumentos Conjugados
Os instrumentos conjugados de motores convencionais agregam, em uma única unidade, três indicadores principais: pressão de óleo, pressão de combustível e temperatura do óleo. Esses instrumentos são essenciais para o monitoramento do desempenho do motor durante o voo. Dois tipos de indicadores de temperatura de óleo são comumente utilizados: os elétricos e os capilares. O termômetro elétrico de óleo opera através de uma resistência elétrica que recebe alimentação do sistema de corrente contínua (CC) da aeronave, enquanto o termômetro capilar de óleo é um sistema mecânico que utiliza um bulbo conectado a um tubo capilar e a um tubo de Bourdon.
O tubo de Bourdon, elemento fundamental nesses instrumentos, é formado por um tubo metálico de seção transversal oval ou achatada, oco e fixado em um dos lados. Quando a pressão do óleo atua internamente no tubo, ocorre uma deformação que é transmitida ao mostrador do instrumento, resultando na leitura precisa da pressão do fluido. Este sistema permite que o piloto monitore a condição do motor, garantindo que ele opere dentro dos parâmetros estabelecidos, prevenindo falhas e mantendo a segurança do voo.
Os movimentos de expansão e retração do tubo de Bourdon ocorrem conforme a variação da pressão, sendo essa deformação mecânica traduzida em uma indicação visual precisa no painel. Quando a pressão diminui, o tubo volta à sua forma original, indicando corretamente a mudança no sistema. Este tipo de sistema mecânico é amplamente empregado devido à sua confiabilidade e simplicidade de construção.