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Interceptação do Localizador

Para interceptar o curso do localizador, utiliza-se uma lógica similar à interceptação de radiais em sistemas VOR. A posição do CDI (Course Deviation Indicator) indica se a aeronave está à direita ou à esquerda do curso pretendido, permitindo ajustes na proa para centralizar o CDI.

Regras gerais de interceptação:

  • Quando o CDI está à esquerda, a aeronave encontra-se à direita do curso, e a proa de interceptação deve ser até 90° menor que o curso.
  • Quando o CDI está à direita, a aeronave está à esquerda do curso, e a proa de interceptação deve ser até 90° maior que o curso.

Ajustes finos próximos ao curso:

  • Diferenciais pequenos, geralmente de 10° ou menos, são recomendados para evitar oscilações excessivas quando a aeronave já está próxima da trajetória do localizador. Ajustes maiores podem resultar em desvios desnecessários ou dificuldade para estabilizar no curso desejado.

Proas típicas de interceptação:

  • Na maioria das vezes, utiliza-se uma diferença de 30° em relação ao curso do localizador. Porém, dependendo da proximidade com a pista, essa diferença pode ser reduzida.

Regras em aproximações publicadas:

  • Nos procedimentos de aproximação por instrumentos, como cartas STAR ou IAC, as proas de interceptação são geralmente pré-definidas. Cabe ao piloto seguir o plano estabelecido.

Particularidades do curso traseiro (Back Course):

  • No uso do localizador em sentido oposto ao da cabeceira (back course), o CDI apresenta indicações invertidas. Devido à confiabilidade limitada deste método e à ausência de Glide Slope, essas aproximações não são aprovadas no Brasil.

Cuidados e recomendações:

  • Adotar ajustes suaves e manter a consciência situacional sobre a distância da pista para evitar aproximações desestabilizadas.
  • Seguir as proas e manobras indicadas nas cartas de procedimentos para garantir segurança e precisão na interceptação do curso.

Essas técnicas garantem a correta interceptação do localizador e estabilidade no curso, crucial para aproximações por instrumentos, especialmente no sistema ILS (Instrument Landing System).