Interceptação do Localizador
Para interceptar o curso do localizador, utiliza-se uma lógica similar à interceptação de radiais em sistemas VOR. A posição do CDI (Course Deviation Indicator) indica se a aeronave está à direita ou à esquerda do curso pretendido, permitindo ajustes na proa para centralizar o CDI.
Regras gerais de interceptação:
- Quando o CDI está à esquerda, a aeronave encontra-se à direita do curso, e a proa de interceptação deve ser até 90° menor que o curso.
- Quando o CDI está à direita, a aeronave está à esquerda do curso, e a proa de interceptação deve ser até 90° maior que o curso.
Ajustes finos próximos ao curso:
- Diferenciais pequenos, geralmente de 10° ou menos, são recomendados para evitar oscilações excessivas quando a aeronave já está próxima da trajetória do localizador. Ajustes maiores podem resultar em desvios desnecessários ou dificuldade para estabilizar no curso desejado.
Proas típicas de interceptação:
- Na maioria das vezes, utiliza-se uma diferença de 30° em relação ao curso do localizador. Porém, dependendo da proximidade com a pista, essa diferença pode ser reduzida.
Regras em aproximações publicadas:
- Nos procedimentos de aproximação por instrumentos, como cartas STAR ou IAC, as proas de interceptação são geralmente pré-definidas. Cabe ao piloto seguir o plano estabelecido.
Particularidades do curso traseiro (Back Course):
- No uso do localizador em sentido oposto ao da cabeceira (back course), o CDI apresenta indicações invertidas. Devido à confiabilidade limitada deste método e à ausência de Glide Slope, essas aproximações não são aprovadas no Brasil.
Cuidados e recomendações:
- Adotar ajustes suaves e manter a consciência situacional sobre a distância da pista para evitar aproximações desestabilizadas.
- Seguir as proas e manobras indicadas nas cartas de procedimentos para garantir segurança e precisão na interceptação do curso.
Essas técnicas garantem a correta interceptação do localizador e estabilidade no curso, crucial para aproximações por instrumentos, especialmente no sistema ILS (Instrument Landing System).