Lei de Lenz
Lei de Lenz
A Lei de Lenz, formulada por Heinrich Friedrich Emil Lenz em 1833, descreve o comportamento de correntes induzidas em um condutor quando exposto a uma variação de campo magnético. De acordo com essa lei, a direção da corrente elétrica induzida é sempre tal que o campo magnético gerado por ela se opõe à mudança no campo magnético que a originou. Essa oposição é um exemplo do Princípio da Conservação de Energia, já que impede que a energia seja criada ou destruída.
Quando um campo magnético em torno de um condutor varia, seja aumentando ou diminuindo, isso cria uma força eletromotriz (FEM) induzida no condutor. Essa FEM, por sua vez, gera uma corrente induzida. A Lei de Lenz determina que o sentido dessa corrente será oposto à causa da mudança magnética. Por exemplo, se o campo magnético ao redor de uma espira aumenta, a corrente induzida criará um campo magnético oposto para tentar reduzir o aumento. Da mesma forma, se o campo diminui, a corrente induzida criará um campo que tenta impedir essa redução.
Esse princípio é fundamental em diversos sistemas aviônicos e no funcionamento de motores e geradores elétricos de aeronaves. Nos geradores, por exemplo, a Lei de Lenz explica como a corrente gerada resiste à rotação do rotor, já que a corrente induzida cria um campo magnético oposto ao campo rotacional original.