Mecanismo de Ereção
O mecanismo de ereção tem a função de garantir que o giroscópio retorne e mantenha a posição vertical, assegurando a precisão de instrumentos giroscópicos em aeronaves. Esse sistema utiliza esferas móveis e correntes parasitas (corrente de Foucault), geradas por um ímã girando a alta velocidade, cerca de 22.000 rpm, no interior de um cilindro magnético sem contato direto. A rotação do volante, acoplado ao cilindro, é regulada por um mecanismo de redução que age como um sistema de freio, controlando a velocidade em torno de 50 rpm.
A estrutura desse mecanismo inclui uma canaleta com esferas de aço que ajustam a posição do giroscópio. Em caso de inclinação, a diferença de nível entre os lados da canaleta faz com que as esferas se reposicionem, provocando uma precessão que corrige a inclinação, alinhando o giroscópio de volta à vertical. Esse princípio de operação, essencial em instrumentos como o horizonte artificial, permite ao piloto manter a orientação adequada durante o voo, independentemente das condições externas ou da atitude da aeronave.