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Os métodos de carga em baterias de chumbo-ácido são essenciais para manter a eficiência e prolongar a vida útil desses componentes amplamente utilizados em aeronaves. A recarga se dá pela aplicação de corrente contínua na direção oposta à da descarga, com uma voltagem superior à nominal da bateria devido à resistência interna.

Para uma bateria totalmente carregada de 12 células (aproximadamente 26,4 V), por exemplo, a voltagem de carga típica seria de cerca de 28 V. Isso inclui a queda de tensão causada pela resistência interna ao multiplicar a corrente de carga por essa resistência.

Os métodos de carregamento mais comuns incluem:

  1. Método de Corrente Constante: Mantém uma corrente uniforme durante todo o processo de carga. Este método exige supervisão contínua para evitar sobrecargas, especialmente à medida que o processo se aproxima do final.
  2. Método de Voltagem Constante: Utiliza uma fonte de voltagem regulada que ajusta automaticamente a corrente à medida que a bateria se aproxima da carga total. Este método requer menos supervisão e é mais rápido, com a corrente inicial sendo alta e reduzindo gradualmente até atingir um nível mínimo.

Nas aeronaves, o sistema de geradores geralmente emprega o método de voltagem constante, com a voltagem regulada de forma automática. Durante o carregamento, a produção de gases (hidrogênio e oxigênio) exige medidas de segurança contra ignição, como a manutenção das tampas de ventilação e a eliminação de chamas ou centelhas próximas ao local.

Ao conectar ou desconectar uma bateria em carga, a energia deve ser desligada usando uma chave remota para evitar riscos de faíscas ou curtos.