Motor a Turbina Dual-Spool

Motor a Turbina Dual-Spool

O motor a turbina dual-spool é um tipo de motor de fluxo axial que possui dois compressores, cada um acionado por seu próprio estágio ou estágios de turbina. Essa configuração melhora a eficiência do motor e a resposta a mudanças na demanda de potência.

Estrutura e Funcionamento

Nos motores dual-spool, os compressores e as turbinas são divididos em dois eixos concêntricos, permitindo um funcionamento mais eficiente:

  1. Compressor de baixa pressão (N1) – Geralmente localizado na parte frontal do motor, é acionado pela turbina de baixa pressão.
  2. Compressor de alta pressão (N2) – Recebe o ar comprimido pelo primeiro estágio e o comprime ainda mais. É acionado pela turbina de alta pressão.

Cada eixo gira independentemente, otimizando a eficiência em diferentes condições de operação.

Vantagens

  • Eficiência energética: Permite que cada estágio opere em sua faixa ideal de velocidade.
  • Melhor resposta a variações de potência: O sistema dual-spool melhora a aceleração e desaceleração do motor.
  • Menos estol de compressor: A separação dos estágios ajuda a evitar problemas aerodinâmicos durante variações bruscas de potência.

Este conceito é amplamente utilizado em motores de aeronaves comerciais e militares, como os turbofans e turbojatos modernos.