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O motor pulsojato, também conhecido como pulsorreator, é um tipo de motor a reação simples e intermitente, projetado para impulsionar veículos através da propulsão de gases de escape. Apesar de sua simplicidade, ele apresenta limitações práticas que o tornam inadequado para uso em aeronaves convencionais, sendo extremamente ruidoso, antieconômico e sujeito a fortes vibrações. Essas características restringem sua aplicação a situações específicas, como mísseis (exemplo notável: bomba V-1 alemã da Segunda Guerra Mundial) e outros dispositivos limitados.

Funcionamento em Dois Tempos

O ciclo operacional do pulsojato ocorre em dois tempos:

  1. Tempo Motor (Combustão):
    • A vela de ignição inflama a mistura de ar e combustível dentro da câmara de combustão.
    • A explosão gera gases quentes que se expandem rapidamente, produzindo empuxo ao serem expelidos pelo tubo de escape, impulsionando o motor para a frente.
    • Durante essa fase, a pressão dos gases na câmara força o fechamento das válvulas flexíveis na entrada, evitando o refluxo.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

2. Admissão e Escapamento:

  • Após a saída dos gases de escape, ocorre uma rarefação na câmara, que faz com que as válvulas flexíveis se abram.
  • O ar fresco é admitido na câmara, e o combustível é pulverizado no fluxo de ar.
  • A vela de ignição mantém seu funcionamento contínuo, e a ignição acontece automaticamente quando há mistura suficiente para a combustão.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

    Características de Operação

    • Ciclo Intermitente: O motor opera com ciclos repetidos de ignição, expansão e admissão.
    • Estrutura Simples: A ausência de partes móveis complexas como compressores ou turbinas facilita sua construção e manutenção.
    • Alto Ruído e Vibração: A expansão dos gases gera uma operação barulhenta e com grandes vibrações, sendo um fator limitante para diversas aplicações.

    Aplicações

    Embora o pulsojato não seja viável para aeronaves devido às suas desvantagens, ele encontrou utilidade em dispositivos como mísseis guiados e aeronaves experimentais, onde simplicidade e baixo custo são prioridades sobre a eficiência ou conforto operacional.