Motor Turboélice

O motor turboélice é uma evolução do motor turbojato, projetado para aproveitar as vantagens da hélice em voos de baixa velocidade e médias altitudes. Sua configuração combina elementos do turbojato com uma hélice impulsionada por uma turbina, sendo altamente eficiente em velocidades de até 600 km/h.

Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa
  1. Princípio de funcionamento
    • Uma turbina maior extrai cerca de 90% da energia dos gases de escape para girar a hélice, através de uma caixa de engrenagens de redução que ajusta a velocidade da rotação.
    • Os 10% restantes da energia são usados como jato residual, adicionando tração complementar ao motor.
  2. Eficiência em baixas velocidades
    As hélices são significativamente mais eficientes em velocidades inferiores a 600 km/h, onde o uso do turboélice é ideal. Essa eficiência é decorrente da capacidade da hélice de movimentar grandes volumes de ar a uma velocidade menor, consumindo menos energia.
  3. Versatilidade
    • Este motor é usado em aeronaves que precisam operar economicamente em baixas e médias velocidades, como aviões regionais, de carga e patrulha.
    • Em helicópteros, o motor turboélice é modificado para se tornar um motor turboeixo, substituindo a hélice por uma caixa de transmissão que aciona os rotores principais e de cauda.
  4. Faixa de potência
    Os motores turboélice existentes oferecem uma ampla faixa de potência, variando de 500 HP a 15.000 HP, permitindo sua aplicação em aeronaves de diferentes portes e finalidades.

Combinando eficiência da hélice com a leveza do motor a jato, o turboélice oferece uma solução ideal para voos econômicos em velocidades intermediárias.