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O motor turbofan é uma evolução do motor turbojato, ao qual foi adicionado um “fan” (ventilador) na entrada do motor. Esse ventilador é responsável por aumentar significativamente a eficiência e a versatilidade do motor em diferentes condições de voo. Ele trabalha direcionando parte do fluxo de ar para fora do núcleo do motor, criando um empuxo adicional por meio de um processo chamado de “bypass” (desvio de fluxo). Esse fluxo de bypass reduz a dependência exclusiva da queima de combustível no núcleo do motor para a geração de empuxo, o que contribui para um consumo mais econômico.

A presença do fan também torna o motor turbofan mais silencioso em comparação ao turbojato. Isso ocorre porque o fluxo de bypass diminui a velocidade do jato de saída do motor, reduzindo o ruído gerado pela interação do jato com o ar ambiente. Essa característica é especialmente importante em aeronaves comerciais que operam em áreas urbanas ou aeroportos com restrições de ruído.

O turbofan é altamente eficiente para velocidades de cruzeiro superiores a 600 km/h, tornando-o o motor padrão em aviões comerciais de médio e longo alcance, bem como em aeronaves militares de transporte. Sua eficiência em uma ampla gama de velocidades e altitudes se deve à combinação da alta razão de bypass (proporção entre o ar que passa pelo fan e o ar que entra no núcleo) com a compressão e combustão do ar no núcleo do motor.

Apesar de sua eficiência e economia em voos subsônicos e transônicos, o turbofan não é ideal para velocidades supersônicas, onde o turbojato ou o turborreator puro ainda apresentam vantagens específicas. No entanto, sua versatilidade e desempenho em velocidades típicas da aviação comercial e militar fazem do turbofan a tecnologia mais amplamente utilizada na aviação moderna.

Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa