Motores multicilíndricos são aqueles compostos por diversos cilindros que trabalham em conjunto para melhorar o desempenho e a suavidade do motor. Diferentemente de motores monocilíndricos, que produzem um único impulso por ciclo de duas rotações, os multicilíndricos distribuem vários impulsos menores ao longo desse período, resultando em maior regularidade e equilíbrio no funcionamento.
Embora existam motores com até 42 cilindros, na prática, o número de cilindros é limitado devido ao aumento da complexidade mecânica, custos, desafios de manutenção e riscos de falha decorrentes do grande número de componentes.
Configurações de Cilindros:
- Cilindros Horizontais Opostos: Os cilindros são posicionados em lados opostos do eixo, oferecendo um equilíbrio dinâmico e baixo centro de gravidade, ideal para motores aeronáuticos e automotivos.
- Cilindros Radiais: Cilindros dispostos em círculo ao redor do eixo do motor, comuns em motores aeronáuticos de épocas anteriores devido à eficiência de refrigeração e potência em menor espaço.
- Cilindros em Linha: Dispostos em uma única fileira ao longo do bloco do motor, facilitando a manutenção e a compactação do design.