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Os motores radiais possuem cilindros dispostos em torno do eixo de manivelas, formando um arranjo em estrela. Essa configuração foi amplamente usada no passado, especialmente em aeronaves de alta potência, mas gradualmente foi substituída por motores turboélice.

Características Principais:

  1. Disposição Radial:
    • Os cilindros são organizados radialmente ao redor do eixo, proporcionando distribuição uniforme das forças.
    • Ideal para motores com sete ou mais cilindros, devido à sua compactação relativa e leveza.
  2. Conexão ao Eixo de Manivelas:
    • Utiliza uma biela mestra, conectada diretamente ao único moente do eixo.
    • As demais bielas, conhecidas como bielas articuladas, são ligadas à cabeça da biela mestra, reduzindo a complexidade estrutural do eixo.
  3. Área Frontal e Refrigeração:
    • Apesar de apresentar uma grande área frontal, o motor é eficaz na dissipação de calor, pois a disposição em estrela facilita a refrigeração a ar.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Aplicações e Declínio:

  • Importância Histórica: Durante a primeira metade do século XX, os motores radiais foram essenciais para o desenvolvimento da aviação militar e comercial, graças à sua alta potência.
  • Substituição por Turboélice: O avanço dos motores turboélice e motores a jato, mais eficientes e aerodinâmicos, levou ao declínio da produção de motores radiais.