ATA 100 é um sistema de numeração padronizado utilizado na aviação civil para organizar e classificar informações técnicas relacionadas à manutenção de aeronaves. Ele foi criado pela Air Transport Association (ATA) em 1956, com o objetivo de facilitar a padronização de manuais técnicos e documentos de manutenção fornecidos por fabricantes de aeronaves e componentes.
Estrutura do ATA 100
O sistema ATA 100 divide as informações em capítulos, cada um associado a um sistema ou subsistema específico da aeronave. Os capítulos são numerados de 00 a 99, e cada um aborda um tema técnico. Isso facilita a busca e o entendimento por parte de mecânicos, engenheiros e operadores.
A estrutura básica de um capítulo é:
- Capítulo: Representa o sistema principal (ex.: Capítulo 32 para Trem de Pouso).
- Seção: Detalha subsistemas ou componentes específicos (ex.: 32-10 para rodas e pneus).
- Subseção: Informações mais específicas dentro do subsistema (ex.: 32-11 para pneus).
Exemplos de capítulos ATA
Alguns capítulos comuns incluem:
- ATA 21 – Ar condicionado.
- ATA 24 – Sistema elétrico.
- ATA 28 – Sistema de combustível.
- ATA 32 – Trem de pouso.
- ATA 36 – Sistema pneumático.
- ATA 49 – Sistemas auxiliares de potência (APU).
Essa divisão inicial permite identificar rapidamente o sistema relacionado ao trabalho necessário.
Seções (Segundo Grupo de Números)
Dentro de cada capítulo, as seções dividem o sistema em partes mais específicas. Por exemplo, no capítulo 33 – Iluminação, as seções são:
- 00: Geral.
- 10: Compartimento de voo.
- 20: Compartimento de passageiros.
- 30: Compartimento de carga.
- 40: Iluminação externa.
- 50: Iluminação de emergência.
Essas subdivisões tornam mais fácil localizar a área específica que necessita de manutenção.
Assuntos (Terceiro Grupo de Números)
Cada seção detalha os componentes e itens dentro dela. Por exemplo, ainda no capítulo 33 – Iluminação, seção 40 – Externas:
- 01: Farol escamoteável.
- 02: Farol fixo.
Esses números identificam precisamente os itens que serão trabalhados.
Tipo de Intervenção (Quarto Grupo de Números)
O último grupo indica o tipo de atividade de manutenção a ser realizada:
- 200: Operações de manutenção.
- 300: Manutenção corrente.
- 400: Remoção e instalação.
Essa numeração facilita a identificação do trabalho exato a ser executado.
Exemplo de Interpretação
Um número 33.40.01.401 pode ser interpretado como:
- 33: Sistema de iluminação.
- 40: Iluminação externa.
- 01: Farol escamoteável.
- 401: Remoção e instalação.
O mecânico, ao ver esse número, sabe imediatamente que o trabalho envolve a remoção e instalação do farol escamoteável na iluminação externa da aeronave.
A imagem representa a codificação de tarefas de manutenção segundo o padrão ATA 100, que organiza informações técnicas para facilitar a interpretação e o acesso a procedimentos específicos. Vou detalhar cada parte do código apresentado:
Código “27-11-09-000-801-A”
1. 27 – Controle de voo
O primeiro grupo de números (27) identifica o sistema principal da aeronave ao qual a tarefa pertence. Nesse caso:
- 27: Sistema de Controle de Voo. Inclui superfícies móveis, como ailerons, profundores e lemes.
2. 11 – Aileron
O segundo grupo de números especifica a seção ou componente do sistema principal. Aqui:
- 11: Refere-se ao aileron, que é a superfície de controle lateral responsável pelo rolamento da aeronave.
3. 09 – Aileron (Superfície)
O terceiro grupo de números detalha a parte ou característica específica do componente mencionado. Neste caso:
- 09: Refere-se à superfície do aileron.
4. 000 – Função / Remoção
O quarto grupo indica o tipo de função ou operação relacionada ao componente. Aqui:
- 000: Representa atividades gerais relacionadas ao funcionamento, remoção ou análise do aileron.
5. 801 – Variações e Diferenças
O quinto grupo identifica variações ou diferenças específicas na tarefa, que podem depender de configurações ou modelos da aeronave:
- 801: Especifica uma variante ou configuração particular do aileron.
6. A – Uso do Operador
A última letra indica o tipo de tarefa ou customização específica, que pode variar de acordo com o operador da aeronave ou requisitos adicionais:
- A: Geralmente indica que a tarefa é personalizada ou adaptada para um operador ou usuário específico.
Resumo Prático
O código completo 27-11-09-000-801-A detalha:
- Um procedimento relacionado ao sistema de controle de voo (27).
- Mais especificamente, ao aileron (11), envolvendo a superfície do aileron (09).
- A operação principal envolve remoção ou análise funcional (000).
- Inclui detalhes específicos sobre variações (801).
- A letra final (A) sugere que a tarefa é personalizada para um operador.
Essa estrutura facilita a localização e execução de tarefas específicas na manutenção de aeronaves, garantindo padronização e clareza no trabalho técnico.
Por que o ATA 100 é importante?
- Padronização: Permite que informações técnicas sejam apresentadas de maneira uniforme em diferentes fabricantes e tipos de aeronaves.
- Facilidade de Uso: Mecânicos e operadores conseguem localizar informações rapidamente, reduzindo erros e aumentando a eficiência.
- Interoperabilidade: O mesmo sistema é utilizado por diversos fabricantes, como Airbus, Boeing, Embraer, etc., facilitando a manutenção em frotas mistas.
- Segurança: Um sistema bem estruturado e compreensível reduz os riscos de erros durante as inspeções e manutenções.
Evolução para ATA iSpec 2200
Embora o ATA 100 tenha sido amplamente utilizado por décadas, ele foi substituído pelo ATA iSpec 2200, que modernizou o formato de apresentação, permitindo o uso de documentos digitais e integrados aos sistemas de manutenção. No entanto, muitos profissionais ainda se referem ao sistema como ATA 100, devido à sua longa história e importância na aviação.
Em resumo, o ATA 100 é um pilar da aviação moderna, sendo uma ferramenta essencial para padronizar e organizar os procedimentos técnicos de manutenção de aeronaves.
Segue abaixo o conteúdo reescrito conforme a estrutura fornecida, mantendo o formato original e detalhado da ATA 100:
ATA 00 GERAL
ATA 01 POLÍTICA DE MANUTENÇÃO
ATA 02 OPERAÇÕES
ATA 03 SUPORTE
ATA 04 LIMITAÇÕES DE AERONAVEGABILIDADE
ATA 05 LIMITES DE TEMPO / INSPEÇÕES DE MANUTENÇÃO
ATA 06 ÁREAS E ZONAS
ATA 07 ELEVAÇÃO E MACAQUEAMENTO
ATA 08 NIVELAMENTO E PESAGEM
ATA 09 REBOQUE E TAXIAMENTO
ATA 10 ESTACIONAMENTO, AMARRAÇÃO, ARMAZENAGEM E RETORNO AO SERVIÇO
ATA 11 ETIQUETAS E MARCAÇÕES
ATA 12 ABASTECIMENTO
ATA 13 FERRAMENTAS GERAIS E ELEMENTOS DE FIXAÇÃO
ATA 15 INFORMAÇÕES PARA A TRIPULAÇÃO
ATA 16 MUDANÇA DE CONFIGURAÇÃO
ATA 18 ANÁLISE DE VIBRAÇÃO E RUÍDO (APENAS HELICÓPTEROS)
ESPECIFICAÇÃO A.T.A. 100 – SISTEMAS
ATA 21 – AR CONDICIONADO
- 00 Geral
- 10 Compressão
- 20 Distribuição
- 30 Controle de Pressurização
- 40 Aquecimento
- 50 Refrigeração
- 60 Controle de Temperatura
- 70 Regulagem de Umidade
ATA 22 – VÔO AUTOMÁTICO
- 00 Geral
- 10 Piloto Automático
- 20 Correção de Velocidade/Altitude
- 30 Controle Automático das Manetes de Potência
ATA 23 – COMUNICAÇÃO
- 00 Geral
- 10 Freqüência (HF)
- 20 VHF / UHF
- 30 Sistema de Comunicação com o Passageiro
- 40 Interfone
- 50 Áudio
- 60 Descarga de Estática
- 70 Monitor de Vídeo e Áudio
ATA 24 – FORÇA ELÉTRICA
- 00 Geral
- 10 Acionamento do Gerador
- 20 Geração AC
- 30 Geração DC
- 40 Força Externa
- 50 Distribuição de Força Elétrica
ATA 25 – EQUIPAMENTO DE CABINE
- 00 Geral
- 10 Cabine de Comando
- 20 Cabine de Passageiro
- 30 Galley
- 40 Lavatórios
- 50 Compartimento de Carga e Acessórios
- 60 Emergência
- 70 Compartimento de Acessórios
ATA 26 – PROTEÇÃO DE FOGO
- 00 Geral
- 10 Detecção
- 20 Extinção
- 30 Supressor de Explosão
ATA 27 – CONTROLES DE VÔO
- 00 Geral
- 10 Aileron e Compensador
- 20 Leme e Compensador
- 30 Profundor e Compensador
- 40 Estabilizador Horizontal
- 50 Flapes
- 60 Spoiler, Dispositivos de Arrasto e Carenagens Aerodinâmicas Variáveis
- 70 Travas de Comandos e Amortecedores
- 80 Dispositivos de Hiper-sustentação
ATA 28 – COMBUSTÍVEL
- 00 Geral
- 10 Armazenagem
- 20 Distribuição
- 30 Alijamento
- 40 Indicação
ATA 29 – FORÇA HIDRÁULICA
- 00 Geral
- 10 Principal
- 20 Auxiliar
- 30 Indicação
ATA 30 – PROTEÇÃO DE CHUVA E GELO
- 00 Geral
- 10 Aerofólios
- 20 Entradas de Ar
- 30 Pitot e Estática
- 40 Janelas e Pára-brisas
- 50 Antenas e Radomes
- 60 Hélices e Rotores
- 70 Linhas de Água
- 80 Detecção
ATA 31 – INSTRUMENTOS
- 00 Geral
- 10 Vago
- 20 Vago
- 30 Gravações
- 40 Computador Central
- 50 Sistema de Aviso Central
ATA 32 – TREM DE POUSO
- 00 Geral
- 10 Trem Principal e Portas
- 20 Trem do Nariz e Portas
- 30 Extensão e Retração
- 40 Rodas e Freio
- 50 Direção
- 60 Posição e Aviso
- 70 Trem Suplementar, Skis, Flutuadores
ATA 33 – LUZES
- 00 Geral
- 10 Cabine de Comando
- 20 Cabine de Passageiro
- 30 Compartimento de Carga e Serviço
- 40 Exterior
- 50 Iluminação de Emergência
ATA 34 – NAVEGAÇÃO
- 00 Geral
- 10 Previsão do Tempo
- 20 Atitude e Direção
- 30 Auxílios de Pouso e Rolagem
- 40 Sistema de Posição Independente
- 50 Sistema de Posição Dependente
- 60 Computação de Posição
ATA 35 – OXIGÊNIO
- 00 Geral
- 10 Tripulação
- 20 Passageiro
- 30 Portátil
ATA 36 – PNEUMÁTICO
- 00 Geral
- 10 Distribuição
- 20 Indicação
ATA 37 – VÁCUO
- 00 Geral
- 10 Distribuição
- 20 Indicação
ATA 38 – ÁGUA / ESGOTO
- 00 Geral
- 10 Potável
- 20 Lavatório
- 30 Esgoto
- 40 Pressurização
ATA 39 – PAINÉIS ELÉTRICOS / ELETRÔNICOS E COMPONENTES MULTIFUNCIONAIS
- 00 Geral
- 10 Instrumentos e Painel de Controle
- 20 Prateleiras de Equipamentos Elétrico/Eletrônico
- 30 Caixa de Junção Elétrica e Eletrônica
- 40 Componentes Eletrônicos Multifuncionais
- 50 Circuitos Integrados
- 60 Montagem de Circuito Impresso
ATA 49 – APU (UNIDADE AUXILIAR DE POTÊNCIA)
- 00 Geral
- 10 Power Plant
- 20 Motor
- 30 Combustível do Motor e Controle
- 40 Ignição e Partida
- 50 Ar
- 60 Controles do Motor
- 70 Indicação
- 80 Reversores
- 90 Lubrificação
ATA 51 – ESTRUTURAS
- 00 Geral
ATA 52 – PORTAS
- 00 Geral
- 10 Tripulação/Passageiro
- 20 Saída de Emergência
- 30 Carga
- 40 Serviço
- 50 Interna
- 60 Escada
- 70 Avisos de Porta
- 80 Trem de Pouso
ATA 53 – FUSELAGEM
- 00 Geral
- 10 Estrutura Principal
- 20 Estrutura Auxiliar
- 30 Chapas de Revestimento
- 40 Elementos de Fixação
- 50 Carenagens Aerodinâmicas
ATA 54 – NACELES / PYLONS
- 00 Geral
- 10 Estrutura Principal
- 20 Estrutura Auxiliar
- 30 Chapas de Revestimento
- 40 Elementos de Fixação
- 50 Carenagens e Fillets
ATA 55 – ESTABILIZADORES
- 00 Geral
- 10 Estabilizador Horizontal
- 20 Profundor
- 30 Estabilizador Vertical
- 40 Leme
- 50 Elementos de Fixação
ATA 56 – JANELAS
- 00 Geral
- 10 Cabine de Comando
- 20 Cabine de Passageiro
- 30 Porta
- 40 Inspeção e Observação
ATA 57 – ASAS
- 00 Geral
- 10 Estrutura Principal
- 20 Estrutura Auxiliar
- 30 Chapas de Revestimento
- 40 Elementos de Fixação
- 50 Superfícies de Vôo
ATA 61 – HÉLICES
- 00 Geral
- 10 Conjunto da Hélice
- 20 Controle
- 30 Freio
- 40 Indicação
ATA 65 – ROTOR
- 00 Geral
- 10 Rotor Principal
- 20 Conjunto do Rotor Anti-Torque
- 30 Acionamento de Acessórios
- 40 Controle
- 50 Freio
- 60 Indicação
ATA 71 – POWER PLANT
- 00 Geral
- 10 Capotas
- 20 Suportes do Motor
- 30 Parede de Fogo e Periferia
- 40 Elementos de Fixação
- 50 Chicotes Elétricos
- 60 Entradas de Ar
- 70 Drenos do Motor
ATA 72 – MOTOR A REAÇÃO / TURBOÉLICE
- 00 Geral
- 10 Trem de Engrenagem Redutora / Seção do Eixo (Turboélice)
- 20 Seção de Entrada de Ar
- 30 Seção do Compressor
- 40 Seção de Combustão
- 50 Seção da Turbina
- 60 Acionamento de Acessórios
- 70 Seção By-Pass
ATA 72 – MOTOR CONVENCIONAL
- 00 Geral
- 10 Seção Fronteira
- 20 Seção de Força
- 30 Seção dos Cilindros
- 40 Seção de Compressores
- 50 Lubrificação
ATA 73 – COMBUSTÍVEL DO MOTOR E CONTROLE
- 00 Geral
- 10 Distribuição
- 20 Controle
- 30 Indicação
ATA 74 – IGNIÇÃO
- 00 Geral
- 10 Suprimento de Força Elétrica
- 20 Distribuição
- 30 Interrupção
ATA 75 – SANGRIA DE AR
- 00 Geral
- 10 Anti-Gelo do Motor
- 20 Refrigeração dos Acessórios
- 30 Controle do Compressor
- 40 Indicação
ATA 76 – CONTROLES DO MOTOR
- 00 Geral
- 10 Controle da Potência
- 20 Parada de Emergência
ATA 77 – INDICAÇÃO DO MOTOR
- 00 Geral
- 10 Força
- 20 Temperatura
- 30 Analisadores
ATA 78 – DESCARGA
- 00 Geral
- 10 Coletor
- 20 Supressor de Ruído
- 30 Reversor
- 40 Ar Suplementar
ATA 79 – LUBRIFICAÇÃO
- 00 Geral
- 10 Reservatório
- 20 Distribuição
- 30 Indicação
ATA 80 – PARTIDA
- 00 Geral
- 10 Acoplamento
ATA 81 – TURBINAS (MOTOR CONVENCIONAL)
- 00 Geral
- 10 Recuperação de Potência
- 20 Turbo-Compressor
ATA 82 – INJEÇÃO DE ÁGUA
- 00 Geral
- 10 Armazenagem
- 20 Distribuição
- 30 Alijamento e Purgamento
- 40 Indicação
ATA 83 – CAIXAS DE ACESSÓRIOS
- 00 Geral
- 10 Eixo de Acionamento
- 20 Seção da Caixa