Outras Luzes
Os circuitos de iluminação em grandes aeronaves incluem uma variedade de luzes projetadas para auxiliar nas operações de voo, manuseio de carga, manutenção e segurança.
Luzes de manutenção:
- Localizadas em áreas estratégicas como alojamentos das rodas do trem de pouso, compartimentos de motores e equipamentos elétricos.
- Alimentadas por barramento de manutenção no solo, utilizando energia externa.
Luzes do compartimento de carga:
- Auxiliam no armazenamento e manuseio de cargas.
- Geralmente alimentadas por fontes de energia CA de solo.
- Distribuídas estrategicamente para iluminação uniforme.
Luzes exteriores:
- Luzes de iluminação da asa:
- Iluminam os bordos de ataque para inspeção de gelo ou danos.
- Utilizadas por equipes de manutenção e tripulantes.
- Luzes de aterrissagem:
- Comumente três ou mais, montadas no nariz e asas.
- Automáticas em algumas aeronaves, desligando ou reduzindo intensidade quando o trem de pouso é retraído.
- Luzes de pista:
- Iluminam áreas laterais durante o taxiamento para maior visibilidade do solo.
- Luzes anticolisão:
- Montadas nas pontas das asas e nas partes superior e inferior da fuselagem.
- Incluem faróis giratórios ou luzes piscantes vermelhas e estroboscópicas brancas.
- Luzes de posição:
- Indicadores de direção:
- Vermelha à esquerda, verde à direita e branca na traseira.
- Ponta das asas contém luzes coloridas (frontal e lateral) e brancas (traseira).
- Indicadores de direção:
Manutenção:
Os circuitos de iluminação variam amplamente entre fabricantes e modelos de aeronaves. Consulte sempre os manuais e dados atualizados para intervenções seguras e eficazes nos sistemas de iluminação.
Essas luzes, estrategicamente distribuídas, melhoram a visibilidade, segurança e operação, atendendo às diversas demandas de voo e solo.