Parafusos de Máquina
Os parafusos de máquina são amplamente usados em aeronaves para aplicações que exigem fixação confiável e durabilidade. Estes parafusos possuem variações de cabeça, material e rosca para atender diferentes necessidades operacionais.
Tipos de Cabeça e Rosca
- Cabeça Redonda:
- AN 515: Parafuso de cabeça redonda com fenda, rosca grossa.
- AN 520: Semelhante ao AN 515, mas com rosca fina.
- Cabeça Escareada:
- AN 505 e AN 510: Ângulo de escareamento de 82°. São utilizados para aplicações gerais.
- AN 507: Ângulo de escareamento de 100°, para aplicações específicas que requerem tal inclinação.
- Cabeça Cilíndrica:
- AN 500 e AN 501: Feitos de aço de baixo carbono, aço resistente à corrosão ou latão. São usados em coberturas de mecanismos leves, como tampas de engrenagens. O AN 500 possui rosca grossa, enquanto o AN 501 apresenta rosca fina.
- AN 502 e AN 503: Fabricados em liga de aço com tratamento térmico, possuem maior resistência. Os de rosca grossa são usados em tampas de ligas frágeis como alumínio ou magnésio.
Características Comuns
- Os parafusos de máquina podem ter pescoço definido ou não, dependendo do modelo.
- Parafusos acima do tamanho nº 6 frequentemente têm um furo na cabeça para aplicação de frenagem (safety wire).
Materiais de Fabricação
- Aço de Baixo Carbono: Adequado para aplicações gerais onde a resistência extrema não é necessária.
- Latão: Ideal para resistência à corrosão em ambientes específicos.
- Liga de Alumínio e Aço Resistente à Corrosão: Usados onde leveza e resistência são críticas.
Os diferentes ângulos de escareamento e tipos de rosca oferecem flexibilidade para aplicações precisas, garantindo eficiência e segurança nos sistemas aeronáuticos.