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Parafusos de Máquina

Os parafusos de máquina são amplamente usados em aeronaves para aplicações que exigem fixação confiável e durabilidade. Estes parafusos possuem variações de cabeça, material e rosca para atender diferentes necessidades operacionais.

Tipos de Cabeça e Rosca

  1. Cabeça Redonda:
    • AN 515: Parafuso de cabeça redonda com fenda, rosca grossa.
    • AN 520: Semelhante ao AN 515, mas com rosca fina.
  2. Cabeça Escareada:
    • AN 505 e AN 510: Ângulo de escareamento de 82°. São utilizados para aplicações gerais.
    • AN 507: Ângulo de escareamento de 100°, para aplicações específicas que requerem tal inclinação.
  3. Cabeça Cilíndrica:
    • AN 500 e AN 501: Feitos de aço de baixo carbono, aço resistente à corrosão ou latão. São usados em coberturas de mecanismos leves, como tampas de engrenagens. O AN 500 possui rosca grossa, enquanto o AN 501 apresenta rosca fina.
    • AN 502 e AN 503: Fabricados em liga de aço com tratamento térmico, possuem maior resistência. Os de rosca grossa são usados em tampas de ligas frágeis como alumínio ou magnésio.

Características Comuns

  • Os parafusos de máquina podem ter pescoço definido ou não, dependendo do modelo.
  • Parafusos acima do tamanho nº 6 frequentemente têm um furo na cabeça para aplicação de frenagem (safety wire).

Materiais de Fabricação

  • Aço de Baixo Carbono: Adequado para aplicações gerais onde a resistência extrema não é necessária.
  • Latão: Ideal para resistência à corrosão em ambientes específicos.
  • Liga de Alumínio e Aço Resistente à Corrosão: Usados onde leveza e resistência são críticas.

Os diferentes ângulos de escareamento e tipos de rosca oferecem flexibilidade para aplicações precisas, garantindo eficiência e segurança nos sistemas aeronáuticos.