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Perfil Vertical

O perfil vertical de uma carta de navegação contém informações essenciais para a execução segura do procedimento de aproximação por instrumentos. Esses dados orientam o piloto na estabilização da aeronave durante a descida, garantindo alinhamento correto com a pista e segurança operacional. Aqui estão os principais elementos encontrados neste perfil:

  1. Distância DME: Indica a posição específica para início da curva de procedimento, necessária para interceptar o curso do localizador.
  2. Altitudes mínimas: Especificadas para o término da curva, bloqueio do VOR e início do procedimento, assegurando separação adequada do terreno.
  3. Rumo do afastamento: Define o rumo que a aeronave deve seguir após bloquear o VOR.
  4. FAF (Fixação de Aproximação Final) e FAP (Fixação de Aproximação Inicial): Pontos de referência cruciais que demarcam transições durante a aproximação.
  5. Trajetória com GS inoperante: Alternativa descrita caso o Glide Slope (GS) do ILS não esteja operacional.
  6. TCH (Threshold Crossing Height): Altura na rampa de planeio durante o cruzamento da cabeceira da pista.
  7. MAP (Missed Approach Point): Determina o ponto em que o piloto deve executar a aproximação perdida, caso não consiga pousar.
  8. Altitude da área de toque: Fornece a altitude do ponto de contato inicial na pista.
  9. Distâncias entre pontos especificados: Apresentadas em milhas náuticas (NM), auxiliam no planejamento preciso da descida.
  10. Tabela de razão de descida: Auxilia o piloto no cálculo de razão de descida e tempo necessário para atingir o MAP.
  11. Sistema de luzes: Informações sobre o tipo de iluminação presente na cabeceira da pista, importante para operações noturnas ou com baixa visibilidade.
  12. Curso do localizador: Trajetória a ser mantida durante o segmento final da aproximação.
  13. Procedimento de aproximação perdida: Descreve a rota e as ações para retomar voo caso o pouso não seja possível.
  14. Quadro de observação (RMK): Detalhes adicionais ou restrições específicos do procedimento.

Essas informações são fundamentais para que os pilotos mantenham o controle sobre o perfil de descida e a segurança ao longo de cada etapa da aproximação.