Ponta da Pá da Hélice
A ponta da pá da hélice é a extremidade oposta à raiz da pá, localizada mais distante do cubo central. Essa região é crítica para o desempenho da hélice, pois é onde ocorrem as maiores velocidades lineares devido ao movimento rotacional.
A ponta da pá pode ser projetada de diferentes formas para otimizar a eficiência aerodinâmica e reduzir o ruído. Em hélices de alta velocidade, um formato arredondado ou cortado pode minimizar turbulências e diminuir a resistência ao avanço. Além disso, o design da ponta pode influenciar a carga aerodinâmica e o torque transmitido pelo motor à hélice.
A alta velocidade na ponta da pá pode causar efeitos adversos, como vibrações excessivas e perda de eficiência devido à compressibilidade do ar. Em aeronaves de alto desempenho, isso pode levar ao surgimento de ondas de choque e consequente aumento do arrasto.
Devido às forças centrífugas atuantes, a ponta da pá está sujeita a altos esforços mecânicos. Para evitar falhas estruturais, materiais resistentes e técnicas avançadas de fabricação são empregados, garantindo durabilidade e segurança na operação da hélice.