Potência ao Freio (Brake Horsepower – BHP)
A Brake Horsepower (BHP) refere-se à potência real entregue ao eixo da hélice de um motor a pistão ou turbopropulsor. Esse valor representa a potência gerada pelo motor após a consideração das perdas mecânicas causadas por atrito interno e outros fatores de resistência.
Nos motores aeronáuticos, a BHP é um parâmetro crítico para avaliar o desempenho e a eficiência da transmissão de potência para a hélice, impactando diretamente a tração produzida. A eficiência da hélice influencia na conversão dessa potência em força propulsora, sendo determinada pela relação entre a potência de tração e a potência ao freio.
A perda de potência ocorre durante a conversão da energia gerada no motor para a rotação da hélice devido a fatores como resistência aerodinâmica das pás, aquecimento e eficiência mecânica do conjunto motor-hélice. A otimização desse processo passa pelo uso de hélices de passo variável e governadores, que ajustam o ângulo das pás para maximizar a eficiência em diferentes regimes de voo.
Dessa forma, a BHP é um dos principais indicadores de desempenho de motores aeronáuticos e deve ser considerada no planejamento da operação da aeronave, manutenção e otimização da eficiência energética.