Pressão de sucção refere-se a uma pressão abaixo da pressão atmosférica padrão ao nível do mar, ou seja, uma pressão negativa relativa. Este tipo de pressão é gerado, por exemplo, por bombas de vácuo instaladas em aeronaves. A operação desses sistemas resulta em uma diferença de pressão que pode ser usada para acionar diversos dispositivos, como instrumentos de voo baseados em pressão, sistemas de degelo (boots) e selos infláveis.
Se a pressão ao nível do mar for de 17,5 psi e uma polegada de mercúrio for aplicada, a sucção resultante será equivalente a uma pressão negativa de -1 psi, ou seja, 16,5 psi de pressão positiva. De maneira semelhante, uma sucção correspondente a 3 polegadas de mercúrio equivale a -3 psi, ou 14,5 psi de pressão positiva.
O sistema de vácuo de uma aeronave, além de gerar pressão negativa, pode criar uma contrapressão positiva, que frequentemente é aproveitada para operar dispositivos pneumáticos essenciais à segurança e à eficiência do voo. Essa dualidade no funcionamento torna esses sistemas versáteis e amplamente utilizados em aviação.