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No primeiro tempo de um motor a dois tempos, o pistão realiza o curso ascendente, e as seguintes fases do ciclo acontecem simultaneamente:

  1. Admissão: Enquanto o pistão sobe no cilindro, a depressão criada no cárter (ou área abaixo do pistão) permite a entrada da mistura de ar e combustível por meio da luz de admissão. Essa luz é aberta automaticamente pelo movimento do pistão.
  2. Compressão: Ao subir, o pistão fecha as luzes de transferência e exaustão, comprimindo a mistura que estava na câmara de combustão, localizada acima do pistão.
  3. Ignição: Quando o pistão atinge o ponto morto superior (PMS), a vela de ignição dispara uma centelha que inflama a mistura comprimida de ar e combustível.
  4. Combustão: A mistura inflamada aumenta rapidamente de temperatura e pressão, gerando a força que será usada no curso descendente do pistão
Fonte: Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

Essas fases ocorrem em um intervalo muito curto, graças ao design compacto e à eficiência de integração das funções no motor a dois tempos. O curso ascendente do pistão é crucial para preparar a energia necessária para o ciclo seguinte.