Princípio de Bernoulli e Sustentação Aerodinâmica
O princípio de Bernoulli descreve o comportamento de fluidos em movimento, incluindo gases como o ar. Ele estabelece que a pressão de um fluido diminui à medida que sua velocidade aumenta, e vice-versa. Este conceito é essencial para explicar como as asas de aeronaves produzem sustentação.
Um aerofólio, elemento chave no design de asas e hélices, é projetado para criar uma diferença de pressão entre suas superfícies superior e inferior. O fluxo de ar acima da asa, devido ao formato curvo superior (cambra), percorre uma distância maior e com maior velocidade. Isso resulta em uma pressão menor sobre a superfície superior, enquanto a pressão abaixo da asa, sendo maior, gera a força de sustentação. Este efeito é complementado pela força de impacto do ar na parte inferior da asa.
Características do Aerofólio:
- Bordo de Ataque: A parte frontal arredondada da asa.
- Bordo de Fuga: A extremidade traseira, afilada.
- Linha de Corda: Linha reta imaginária que conecta o bordo de ataque ao de fuga.
- Cambra: Curvatura da superfície superior, essencial para a dinâmica de fluxo.
O formato de um aerofólio é comparável à metade de um venturi, onde a aceleração do fluxo na região estreita reduz a pressão. Esse design maximiza a sustentação ao permitir maior fluxo de ar na parte superior da asa e menor na inferior.
A sustentação é diretamente influenciada pela diferença de pressão gerada, o que depende da velocidade do ar e do ângulo de ataque do aerofólio. Assim, o princípio de Bernoulli é aplicado não apenas para entender, mas também para otimizar o desempenho aerodinâmico de aeronaves.