Funcionamento do ILS
O Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS – Instrument Landing System) é uma tecnologia de radionavegação essencial para operações de pouso seguro, especialmente em condições meteorológicas adversas. Ele orienta as aeronaves por meio de sinais eletrônicos emitidos por transmissores terrestres, possibilitando uma trajetória de descida precisa e alinhamento correto com a pista.
Para operar o ILS, seguem-se os seguintes passos:
- Sintonizar a Frequência: O piloto deve selecionar a frequência do ILS da pista pretendida, conforme indicado na carta de aproximação.
- Identificar o ILS: Verificar o sinal identificador, que geralmente é um código Morse associado ao transmissor, assegurando que o sistema correto está em uso.
- Ajustar o Curso do Localizador: Configurar o curso correspondente ao eixo da pista no indicador de navegação (CDI).
- Monitorar Indicadores de Navegação: Analisar a posição das barras do CDI (indicador de curso) e do GSI (indicador de inclinação) para corrigir desvios horizontais e verticais.
- Interceptar o Localizador e o Glide Slope: Seguir as orientações da carta de aproximação para entrar na linha do localizador e na rampa de planeio (glide slope), ajustando a trajetória conforme necessário para uma descida segura.
Os principais componentes do ILS incluem:
- Localizador (LLZ): Fornece orientação lateral para manter a aeronave alinhada com o eixo da pista.
- Glide Slope (GS): Indica a trajetória de descida ideal para o pouso.
- Marcadores (Beacon Markers): Auxiliam na identificação de posições específicas ao longo da aproximação.
- Sistema de Luzes de Aproximação (ALS): Complementa as orientações visuais, facilitando a transição para o voo visual próximo à pista.
O uso correto do ILS exige treinamento adequado e precisão no seguimento dos procedimentos estabelecidos para garantir a segurança da operação em ambientes complexos e desafiadores.