Princípios do VOR
O sistema de navegação VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range) é baseado na transmissão de sinais de rádio que fornecem orientação em rota. As estações VOR operam na faixa de frequência de 108.00 a 117.95 MHz, com identificação automática por meio de um código Morse de três letras ou, em alguns casos, por modulação de voz.
Geração de Radiais
O VOR cria radiais, que são rumos magnéticos definidos pelo ângulo entre o norte magnético e a posição da aeronave em relação à estação VOR. O rumo magnético da aeronave em direção à estação é a recíproca da radial interceptada.
Funcionamento
- Sinal de Referência (30 Hz): Transmitido em uma subportadora FM de 9960 Hz, varia ciclicamente entre 9480 e 10440 Hz na frequência base de 30 Hz.
- Sinal de Fase Variável (30 Hz): Amplitude modulada no sinal de RF do VOR. A rotação eletrônica ou mecânica do padrão de transmissão ocorre a 1800 rotações por minuto.
- Comparação: No receptor de bordo, o ângulo de fase entre os sinais de referência e de fase variável é analisado, determinando a radial em que a aeronave se encontra.
Identificação da Estação
A identificação é feita por sinais em código Morse ou modulação de voz, transmitidos junto com o sinal principal.
Uso
O receptor a bordo interpreta a posição em relação à estação VOR, permitindo a navegação precisa em radiais. Este sistema é especialmente confiável para navegação em rota e aproximações instrumentais.
Benefícios
O VOR oferece:
- Orientação clara e precisa.
- Uso combinado com outros sistemas, como DME (Distance Measuring Equipment), para calcular a posição tridimensional.