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Projeto de baterias.

O projeto de baterias de chumbo-ácido varia conforme o uso, envolvendo carcaças de metal (alumínio ou aço) ou de poliestireno, conforme o tipo e o ambiente de instalação na aeronave. Essas baterias são frequentemente equipadas com carenagens herméticas que mantêm a bateria protegida mecanicamente e isolam os gases gerados durante a carga e descarga. Em baterias metálicas, uma camada de tinta resistente ao ácido é aplicada para prolongar a vida útil e oferecer resistência a impactos e corrosão.

Para evitar o acúmulo de gases corrosivos na cabine, o design inclui um espaço de ventilação com um tubo que direciona os gases para fora da aeronave. As carenagens também são equipadas com válvulas que permitem a ventilação controlada dos gases quando a aeronave está em movimento, especialmente em manobras acrobáticas, onde o controle de pressão interna é crítico. As válvulas se fecham em inclinações superiores a 45º, evitando derramamento de eletrólitos.

Para aeronaves leves com compartimento fechado, as baterias são protegidas com carenagens de poliestireno e possuem conectores internos selados com resina epóxi para evitar vazamentos. Em instalações abertas, tubos de ventilação levam os gases para fora da aeronave, saindo perto da exaustão do motor para prevenir a corrosão de peças críticas.