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No projeto da câmara de combustão, é fundamental lidar com dois desafios principais relacionados à chama:

1. Evitar que a chama seja soprada para fora da câmara

  • A alta velocidade do ar pressurizado vindo do compressor pode expulsar a chama do interior da câmara.
  • Soluções:
    • Zona de combustão primária: Reduz-se a velocidade do fluxo de ar nessa região, utilizando defletores e outros dispositivos aerodinâmicos que criam redemoinhos e estabilizam a chama.
    • Distribuição de ar: Apenas uma fração do ar total entra diretamente na zona de combustão, enquanto o restante é usado para resfriamento e mistura a jusante.
    • Design de bicos injetores: Eles devem atomizar o combustível de forma eficiente, assegurando uma mistura homogênea e constante com o ar.
Livro Aeronaves e Motores – Conhecimentos Técnicos de Avião – Jorge M. Homa

2. Evitar que o calor da chama cause fusão da câmara

  • As temperaturas da combustão podem superar os limites de fusão dos materiais da câmara.
  • Soluções:
    • Revestimento térmico: Aplicação de materiais resistentes ao calor, como ligas de níquel e cerâmicas.
    • Sistema de resfriamento por filme: O ar frio é direcionado por pequenas perfurações ou canais na parede da câmara, criando uma barreira de proteção entre a superfície metálica e os gases quentes.
    • Mistura de ar secundário: Parte do ar pressurizado do compressor é injetada na zona intermediária e de saída para reduzir a temperatura dos gases antes de entrarem na turbina.