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O propósito de uma “bus bar” (ou barramento) em sistemas elétricos de aeronaves é distribuir a energia elétrica de forma eficiente e organizada para os diversos sistemas e componentes da aeronave.

A bus bar atua como um ponto central de distribuição, conectando a fonte de energia, como geradores ou baterias, aos diferentes circuitos e dispositivos que necessitam de eletricidade para funcionar.

Isso permite uma gestão eficaz da energia elétrica, garantindo que cada sistema receba a quantidade adequada de energia, além de facilitar a proteção dos circuitos através do uso de fusíveis ou disjuntores conectados ao barramento.

Fontes de energia elétrica

As aeronaves modernas utilizam várias fontes de energia elétrica para garantir operações seguras e confiáveis. Essas fontes, juntamente com sistemas de distribuição eficientes, são essenciais para alimentar os diversos sistemas e equipamentos de bordo.

Fontes Comuns de Energia Elétrica

  1. Alternadores CC (Corrente Contínua): Utilizados principalmente em aeronaves com motores de pistão, fornecem energia elétrica consistente para sistemas de menor demanda.
  2. Geradores CC: Também usados em aeronaves com motores de pistão, sendo outra alternativa confiável para a geração de corrente contínua.
  3. Alternadores CA (Corrente Alternada): Comuns em aeronaves de transporte e jatos executivos maiores, fornecem corrente alternada, ideal para equipamentos de alta eficiência.
  4. Acumulador (Bateria): Funciona como fonte de emergência ou para lidar com sobrecargas intermitentes. Normalmente usada para iniciar operações e em falhas do sistema principal.

Sistema de Distribuição de Potência

  • Bus Bar (Barramento): Um condutor principal que distribui a energia elétrica a diferentes sistemas e componentes da aeronave. É projetado para conduzir toda a carga elétrica e distribuir a energia para os consumidores individuais.
  • Estrutura de Massa ou Terra: A tensão negativa é frequentemente distribuída por meio da estrutura metálica da aeronave. Isso cria um sistema de fio único em aeronaves metálicas, reduzindo a complexidade e o peso dos cabos.
  • Aeronaves Compósitas: Como a estrutura não é condutora, precisam de condutores específicos para a tensão negativa. Podem usar dois fios (positivo e negativo) ou um plano de massa integrado.

Configurações de Distribuição em Aeronaves Complexas

Aeronaves maiores possuem sistemas mais sofisticados de distribuição, com múltiplas bus bars categorizadas por:

  • Tipo de energia: CA (Corrente Alternada) ou CC (Corrente Contínua).
  • Localização: Barramentos esquerdo e direito.
  • Prioridade: Essenciais e não essenciais.

Cada motor multimotor geralmente possui seu próprio barramento associado, que é conectado aos consumidores por meio de barramentos de distribuição e conexões associadas. Isso garante redundância e confiabilidade no fornecimento de energia.

Alternadores e Geradores

Os termos “alternador” e “gerador” são frequentemente usados como sinônimos na aviação, apesar de suas diferenças técnicas. Ambos convertem energia mecânica em energia elétrica para alimentar os sistemas a bordo.

Esse arranjo de múltiplas fontes e barramentos distribui energia de maneira eficiente e segura, garantindo a operação de sistemas críticos e o suporte a situações de emergência.