Razão de Compressão do Compressor
A razão de compressão do compressor em um motor a turbina é a relação entre a pressão do ar na saída do compressor e a pressão do ar na entrada. Essa relação é fundamental para determinar a eficiência do motor, pois quanto maior a razão de compressão, maior será a densidade do ar comprimido, o que melhora a combustão e a eficiência térmica do motor.
Efeito da Razão de Compressão na Eficiência
- A eficiência térmica do motor é diretamente influenciada pela razão de compressão. Motores com maior razão de compressão tendem a ser mais eficientes, pois convertem mais energia térmica em trabalho útil.
- A temperatura de entrada da turbina (TIT – Turbine Inlet Temperature) também tem um impacto significativo na vida útil das palhetas da turbina. A razão de compressão deve ser equilibrada para evitar temperaturas excessivas que possam reduzir a durabilidade do motor.
- O empuxo do motor melhora com a redução da temperatura do ar exterior e com o aumento da densidade do ar. Isso ocorre porque a energia necessária para acionar o compressor depende da temperatura, deixando mais energia disponível para gerar empuxo.
Compressores Axiais e Centrífugos
Os motores de turbina a gás utilizam principalmente dois tipos de compressores:
- Compressores de fluxo centrífugo – São mais simples, leves e eficientes em motores menores. Possuem uma alta taxa de compressão por estágio, mas são limitados a poucos estágios devido às perdas aerodinâmicas entre eles.
- Compressores de fluxo axial – São mais eficientes em motores de grande porte, permitindo pressões mais altas devido à adição de múltiplos estágios com perdas relativamente pequenas.
A escolha do compressor depende do tipo de aplicação da aeronave, levando em conta fatores como eficiência, peso e necessidade de potência.