Receptores de Navegação
Os receptores de navegação (NAV) têm como principal função receber sinais de rádio frequência de sistemas de auxílio à navegação aérea, como VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range) e ILS (Instrument Landing System), e processar essas informações para que o piloto possa determinar a posição da aeronave em relação ao solo e traçar um curso seguro.
Componentes e Operação
- Função Básica:
- Recebem sinais de VOR, que transmitem informações de radial e direção.
- Apresentam esses dados em instrumentos como RMI (Radio Magnetic Indicator), HSI (Horizontal Situation Indicator) ou outros, para mostrar marcação, curso e proa.
- Integração com Sistemas ILS:
- Receptores NAV podem ser configurados para captar sinais de localizador (LOC) e rampa de planeio (GS) do sistema ILS, usado em aproximações por instrumentos.
- Um CDI (Course Deviation Indicator) ou instrumento semelhante indica o alinhamento com o feixe do localizador e da rampa de planeio enquanto a aeronave se aproxima da pista.
- Seleção de Frequências:
- A maioria dos receptores NAV permite a pré-seleção de uma frequência de reserva, facilitando rápidas mudanças quando necessário.
- Frequências podem ser ajustadas através de seletores manuais ou botões de pressão, dependendo do modelo.
- Unidades NAV/COM:
- Para economia de peso e espaço, receptores NAV frequentemente são integrados a transceptores COM (comunicação), formando um único dispositivo.
- Essas unidades combinadas incluem funcionalidades para recepção de sinais VOR e ILS (LOC e GS).
Aplicação em Sistemas ILS
O ILS usa dois feixes principais:
- Localizador (LOC): Garante alinhamento horizontal com a pista.
- Rampa de Planeio (GS): Fornece orientação vertical para um pouso seguro.
Os receptores NAV processam essas informações e indicam desvios do alinhamento ideal para ajudar o piloto durante aproximações críticas.
Esses sistemas são cruciais para navegação aérea, especialmente em condições de baixa visibilidade, onde o voo por instrumentos é essencial.