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Receptores de Navegação

Os receptores de navegação (NAV) têm como principal função receber sinais de rádio frequência de sistemas de auxílio à navegação aérea, como VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range) e ILS (Instrument Landing System), e processar essas informações para que o piloto possa determinar a posição da aeronave em relação ao solo e traçar um curso seguro.

Componentes e Operação

  1. Função Básica:
    • Recebem sinais de VOR, que transmitem informações de radial e direção.
    • Apresentam esses dados em instrumentos como RMI (Radio Magnetic Indicator), HSI (Horizontal Situation Indicator) ou outros, para mostrar marcação, curso e proa.
  2. Integração com Sistemas ILS:
    • Receptores NAV podem ser configurados para captar sinais de localizador (LOC) e rampa de planeio (GS) do sistema ILS, usado em aproximações por instrumentos.
    • Um CDI (Course Deviation Indicator) ou instrumento semelhante indica o alinhamento com o feixe do localizador e da rampa de planeio enquanto a aeronave se aproxima da pista.
  3. Seleção de Frequências:
    • A maioria dos receptores NAV permite a pré-seleção de uma frequência de reserva, facilitando rápidas mudanças quando necessário.
    • Frequências podem ser ajustadas através de seletores manuais ou botões de pressão, dependendo do modelo.
  4. Unidades NAV/COM:
    • Para economia de peso e espaço, receptores NAV frequentemente são integrados a transceptores COM (comunicação), formando um único dispositivo.
    • Essas unidades combinadas incluem funcionalidades para recepção de sinais VOR e ILS (LOC e GS).

Aplicação em Sistemas ILS

O ILS usa dois feixes principais:

  • Localizador (LOC): Garante alinhamento horizontal com a pista.
  • Rampa de Planeio (GS): Fornece orientação vertical para um pouso seguro.

Os receptores NAV processam essas informações e indicam desvios do alinhamento ideal para ajudar o piloto durante aproximações críticas.

Esses sistemas são cruciais para navegação aérea, especialmente em condições de baixa visibilidade, onde o voo por instrumentos é essencial.