Seção Fria do Motor a Jato
Seção Fria do Motor a Jato
A seção fria de um motor a jato é a parte do motor que fica antes da câmara de combustão. Ela inclui três componentes principais: entrada de ar, compressor e difusor. Essas partes têm como função principal direcionar e aumentar a pressão do ar antes que ele entre na câmara de combustão.
- Entrada de ar: Responsável por captar o fluxo de ar externo e direcioná-lo para o compressor. Essa entrada pode ser fixa ou variável, dependendo do tipo de aeronave e da velocidade de voo.
- Compressor: Sua função é comprimir o ar para aumentar a pressão e temperatura antes da combustão. Ele pode ser axial (com várias etapas de palhetas giratórias e estacionárias) ou centrífugo (usando a força centrífuga para comprimir o ar). O aumento da pressão do ar melhora a eficiência da combustão e permite uma maior geração de empuxo.
- Difusor: Localizado logo após o compressor, o difusor reduz a velocidade do ar comprimido, convertendo parte da energia cinética em pressão estática. Esse processo garante um fluxo de ar mais estável e eficiente para a câmara de combustão.
A seção fria é crucial para o desempenho do motor, pois um bom funcionamento dessa parte garante uma compressão eficiente do ar e uma combustão controlada, resultando em maior empuxo e menor consumo de combustível.