Seção Quente do Motor a Turbina
Seção Quente do Motor a Turbina
A seção quente de um motor a turbina a gás compreende as áreas onde ocorrem as temperaturas mais elevadas durante a operação. Essa parte do motor inclui três seções principais: câmara de combustão, turbina e escapamento.
Câmara de Combustão
A câmara de combustão é o local onde o combustível é misturado ao ar comprimido vindo do compressor e inflamado. Esse processo gera uma alta temperatura e um grande aumento de pressão, criando gases de combustão quentes e em expansão que se movem em alta velocidade para a turbina.
Turbina
A turbina é composta por várias palhetas aerodinâmicas montadas em discos rotativos. A energia dos gases de escape em alta temperatura e pressão é convertida em energia mecânica, que faz girar a turbina. Esse giro também movimenta o compressor através de um eixo interligado, permitindo o funcionamento contínuo do motor.
Seção de Escapamento
Após passar pela turbina, os gases de escape ainda estão quentes e em alta velocidade. Eles são direcionados para a saída do motor através do bocal de escape, onde a energia residual é convertida em empuxo, impulsionando a aeronave para frente.
A seção quente do motor é exposta a temperaturas extremas e precisa ser fabricada com materiais altamente resistentes ao calor, como ligas de níquel e cerâmicas especiais. Além disso, sistemas de resfriamento são empregados para evitar o superaquecimento e o desgaste excessivo das peças.