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Barramento Segmentado

O sistema de barramento segmentado em grandes aeronaves opera com dois sistemas de geração de energia completamente isolados, cada um contendo seu próprio gerador CA, transformadores-retificadores e barramentos de transferência. Cada gerador alimenta suas cargas de forma independente, sem necessidade de sincronização rigorosa de frequência ou fase, o que simplifica a operação.

Durante falhas de geradores, o sistema se adapta automaticamente. Em caso de pane de um gerador, o gerador oposto é conectado a ambos os barramentos para continuar alimentando o sistema. Nessa configuração, as cargas não essenciais são removidas para evitar sobrecarga. Alternativamente, a APU pode ser utilizada para fornecer energia, conectando seu gerador aos barramentos de transferência.

Os contatores de barramento (BTBs) e geradores (GBs) operam automaticamente, garantindo rápida reconfiguração do sistema em microssegundos. Esse controle automático mantém a continuidade da energia elétrica sem interrupções durante o voo.

A principal vantagem do sistema segmentado é a independência dos geradores, que não requerem sincronização precisa de fase e frequência, ao contrário dos sistemas paralelos. Isso proporciona maior tolerância operacional e simplifica a manutenção da estabilidade elétrica durante diferentes condições de voo.