O sistema de sucção típico em aeronaves multimotores é um sistema a vácuo que serve para operar instrumentos de voo cruciais, como o horizonte artificial e o giroscópio direcional. Este sistema é composto por duas bombas de sucção acionadas pelos motores, válvulas de alívio, válvulas reguladoras tipo “flapper”, válvulas restritoras para o indicador de curva (Turn and Bank), uma válvula seletora de quatro posições, uma válvula seletora exclusiva do indicador de curva e um conjunto de tubulações.
Cada motor aciona uma bomba de sucção independente. As linhas de sucção, após passarem por válvulas de alívio e unidirecionais, chegam a uma válvula seletora de quatro posições, que possibilita operar o sistema usando a bomba de qualquer um dos motores. Da válvula seletora, a sucção é distribuída aos instrumentos por meio de tubulações flexíveis. O sistema ainda inclui uma válvula seletora específica para o indicador de curva, que possui três posições: principal, “T & B” esquerdo e “T & B” direito. Na posição principal, o indicador de sucção monitora os instrumentos giroscópicos primários, enquanto nas posições laterais verifica a pressão reduzida destinada ao Turn and Bank.
O correto funcionamento deste sistema é essencial para a operação segura de aeronaves, especialmente durante voos sob condições meteorológicas adversas, onde os instrumentos giroscópicos são a principal referência do piloto.