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Sistema de Venturi

O sistema do tubo de Venturi é amplamente utilizado em aeronaves leves para gerar vácuo e acionar instrumentos giroscópicos, como o indicador de curva, o indicador de atitude e o de direção. Sua principal vantagem está no baixo custo e na simplicidade de instalação e operação.

O venturi opera pela passagem de ar através de uma restrição no tubo, criando uma sucção devido à diferença de pressão. Em aeronaves leves monomotoras, um venturi de duas polegadas é suficiente para gerar sucção de 2 inHg, suficiente para operar instrumentos básicos. Quando se utiliza um sistema adicional de 8 polegadas, obtém-se vácuo suficiente para instrumentos mais complexos.

As limitações desse sistema tornam-no adequado apenas para condições específicas de voo. A produção de vácuo eficiente depende de uma velocidade mínima de voo de cerca de 100 mph em condições padrão ao nível do mar. Variações bruscas de velocidade ou densidade do ar e problemas como formação de gelo no tubo de venturi podem afetar o desempenho do sistema, prejudicando a rotação do giroscópio e, consequentemente, a confiabilidade dos instrumentos.

Por ser dependente da velocidade aerodinâmica, o venturi só começa a operar plenamente após a decolagem, o que impossibilita verificações pré-voo dos instrumentos acionados por ele. Esse fato limita seu uso a aeronaves leves de treinamento e voos em condições meteorológicas favoráveis. Para operações em velocidades e altitudes variáveis ou em condições meteorológicas adversas, é necessário utilizar sistemas de vácuo mais eficientes, como bombas de vácuo acionadas por motor, que não dependem da velocidade aerodinâmica e oferecem maior estabilidade operacional.